O treinador português José Couceiro vai orientar o Lokomotiv de Moscovo, anunciou hoje a presidente do clube, Olga Smorodskaya, citada pela agência R-Sport.

O contrato assinado com o treinador português, de 48 anos, tem a validade de dois anos e o primeiro treino com a sua nova equipa terá lugar no domingo.

«Contratámo-lo porque é um especialista muito qualificado, que propagandeia um futebol combinado: defesa e ataque», acrescentou Smorodskaya.

Segundo a dirigente, Couceiro tem experiência de trabalho com treinadores de alto nível e em «clubes fortes» como o FC Porto e o Sporting.

«É verdade que, nos últimos anos, ele não foi procurado a esse nível e nós tivemos em conta esse factor ao tomar a decisão, mas, no fim de contas, Frank Rijkaard, depois da saída do FC Barcelona, também não trabalhou ao mais alto nível», comentou.

Olga Smorodskaia frisou que as transferências do português Manuel da Costa e do nigeriano Obinna foram feitas antes da contratação de Couceiro.

Couceiro iniciou a carreira de treinador no Alverca em 2002, tendo orientado em Portugal o Vitória de Setúbal, FC Porto, Belenenses e Sporting, além da selecção sub-21.

A experiência internacional de Couceiro inclui o clube turco Gaziantespor, o Kaunas da Lituânia e a selecção principal daquele país.

José Couceiro é o segundo técnico português a trabalhar no Lokomotiv de Moscovo depois de Mariano Barreto ter desempenhado as funções de adjunto de Yuri Semin, em 2003.