O futebolista português David Viana revelou hoje a ambição de o seu Real Salt Lake lutar pela reconquista do título de campeão da Liga norte-americana de futebol (MLS), que começa no sábado.

A equipa do avançado luso, de 21 anos, joga apenas na segunda-feira, no terreno dos San Jose Earthquakes, um dia depois de os New England Revolution, do defesa português José Gonçalves, se estrear no recinto dos Chicago Fire.

«Podemos ganhar o campeonato este ano, temos jogadores muito bons», disse à agência Lusa David Viana, que foi contratado pela formação de Salt Lake aos espanhóis do Atletico de Madrid em setembro de 2012, depois de ter jogado na equipa B dos “colchoneros”.

Filho de emigrantes do Porto e de Viana do Castelo, David Viana cresceu em França, onde começou a jogar no Estrasburgo e, mesmo sem nunca ter alinhado por um clube português, conta com internacionalizações nos escalões de sub-17, sub-18 e sub-19.

«Gostava muito de voltar à seleção. Este ano há a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015 e eu estou a trabalhar para estar presente», frisou David Viana, reconhecendo que foi na equipa das “quinas” que aprendeu a falar português.

Adepto do FC Porto e admirador de Luís Figo e Cristiano Ronaldo, que conheceu em Madrid, o avançado justificou a sua saída da formação espanhola com a falta de oportunidades para jogar.

«No Atlético havia muita competição na minha posição», referiu.

Agora, na MLS, Viana quer impressionar o treinador Jason Kreis e quer conquistar a titularidade nos Real Salt Lake, na sua segunda época no clube.

«Cheguei no final do último campeonato, mas ainda entrei em dois jogos. Esta época, quero conquistar um lugar como titular», sublinhou, acrescentando que o Rio Tinto Stadium, recinto do Real Salt Lake, que tem uma capacidade para 20 mil espetadores, «está sempre cheio».

No campeonato de 2012, conquistado pelos Los Angeles Galaxy, a antiga equipa de David Beckham, os Real Salt Lake, que não vencem o campeonato desde 2009, não foram além das meias-finais da conferência oeste.

Já a formação do internacional português de sub-21 José Gonçalves, os New England Revolution, vice-campeões em 2002, 2005, 2006 e 2007, não chegou sequer às finais da conferência este.

Tal como David Viana, também José Gonçalves é filho de emigrantes portugueses em Lausana, na Suíça, e, apesar de ter nascido em Lisboa, cumpriu toda a sua carreira no estrangeiro, casos dos clubes suíços Yverdon, Basileia, Winterthur, FC Thun, St. Gallen e Sion, dos italianos do Veneza, os lituanos do Kaunas, dos escoceses do Hearts e dos alemães do Nuremberga.

José Gonçalves, de 27 anos, representou a seleção sub-21 no Europeu de 2007 e é internacional B, tendo mesmo integrado, em algumas ocasiões, os trabalhos da equipa principal.