José Mourinho foi hoje homenageado pela Câmara Municipal de Setúbal com uma exposição fotográfica e documental sobre os 50 anos do treinador português. Numa cerimónia realizada na Galeria Municipal, o treinador do Real Madrid levantou o véu sobre a exposição em sua honra, uma vez que a imprensa foi impedida de conhecer a exposição, e comentou a atualidade desportiva, nomeadamente a recente polémica em torno da votação para melhor treinador do Mundo em 2012.

«Fizeram-me uma surpresa na exposição com uma fotografia tirada pela minha filha que é uma fotografia nossa, pessoal, de família, e que alguém sem eu saber a fez chegar e obviamente que é uma fotografia diferente, uma fotografia não conhecida, uma fotografia de casa, mas também já avisei os organizadores da exposição para que se preparem porque ainda não cheguei a metade (da carreira de treinador)», começou por dizer José Mourinho em conferência de imprensa.

Questionado sobre as razões para a sua ausência na gala FIFA 2012, José Mourinho voltou a admitir não ter ido por ter sido informado do processo pouco claro dos votos para melhor treinador do mundo.

«A minha intenção foi só uma. É que as pessoas saibam porque é que eu não fui à cerimónia. Eu não fui à cerimónia porque não ganhei. Eu não fui à cerimónia porque me disseram que as coisas não eram claras e provaram-se que as coisas não eram claras. Provavelmente eu não ganharia na mesma, não é esse o problema. Mas as coisas agora estão claras, já ninguém me pode criticar por eu não ter ganho e ter ido à gala FIFA e quando as coisas são claras, para mim ponto final, não há nada mais a falar e a acrescentar e só tenho a agradecer a uma pessoa (Pandev), das muitas que me telefonaram e que avisaram do que se estava a passar, agradecer a quem teve a honra e a força de publicamente assumir porque todos os outros me pediram anonimato, mas um anonimato respeitável, porque não é fácil», afirmou o técnico do Real Madrid que perdeu a eleição de melhor treinador do Mundo 2012 para Vicente Del Bosque.

Em relação ao Real Madrid e à pressão de poder vir a vencer  "mítica" décima Liga dos Campeões do emblema espanhol, o que daria o terceiro troféu pessoal ao técnico português, José Mourinho disse que não será um drama caso não vença este ano e lembra que já conquistou duas na sua carreira, algo muito difícil de atingir.

«Ter duas já e difícil. Há muitos grandes treinadores que nunca conseguiram nenhuma e eu já tive o privilegio de ter conseguido duas, e por isso não é um drama se não conseguir a terceira, muito menos se não conseguir esta época. Mas foi uma competição onde começaram dezenas de equipas e agora somos apenas oito. É normal que nestas oito equipas exista o desejo de conseguir vencer», afirmou José Mourinho.