O parlamento aprovou hoje por unanimidade um voto de congratulação ao futebolista Cristiano Ronaldo, eleito esta semana o melhor jogador do mundo de 2013 pela FIFA.

"Cristiano Ronaldo é um futebolista determinado, lutador, com capacidade de trabalho invulgar", diz a declaração hoje aprovada no parlamento.

A distinção atribuída ao futebolista "é inteiramente merecida e da maior justiça", é realçado no texto, que confere a Ronaldo o estatuto de ser hoje em dia "um dos mais destacados protagonistas da afirmação de Portugal no mundo".

O futebolista português Cristiano Ronaldo venceu na segunda-feira a Bola de Ouro da FIFA, para melhor jogador do Mundo em 2013, conquistando o galardão pela segunda vez.

Na votação, cujo resultado final foi apresentado pelo antigo futebolista Pelé, na Gala da FIFA, em Zurique, na Suíça, o português do Real Madrid bateu o argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, e o francês Franck Ribery, do Bayern de Munique.

Apesar de não ter vencido qualquer título coletivo, Cristiano Ronaldo bateu o recorde pessoal de golos num ano civil, ao apontar 69 tentos em 59 jogos oficiais.