Segundo o estudo do IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing), a marca Cristiano Ronaldo passou a valer em 2014 cerca de 54 milhões de euros, tendo subido 11 ME relativamente a 2013.

O estudo procura dar respostas sobre a visibilidade, perfil e valor comercial de Cristiano Ronaldo, sendo que o IPAM acompanha e avalia a evolução do valor desta marca há quatro anos, utilizando uma metodologia científica denominada de Sports Reputation Índex by IPAM (SRI). Em 2011, a marca de CR7 foi avaliada em 24,5 milhões de euros, aumentando para 40 milhões de euros em 2012 e para 43 milhões de euros em 2013.

Para determinar o valor potencial de mercado de CR7, o IPAM analisou seis dimensões (receitas, media, web, palmarés, social e impacto), que integram ao todo 26 variáveis, e concluiu que o capitão da seleção portuguesa atinge – numa escala de zero a 100 – um SRI de 88, o que significa um valor elevadíssimo ao nível da reputação do futebolista português. Cristiano Ronaldo revela, desde logo, uma altíssima capacidade para gerar receitas, sendo, segundo a revista Forbes, o segundo atleta com maiores rendimentos no mundo.

É no indicar Web que o atleta português atinge o valor máximo dada a sua exposição nas redes sociais. Cristiano Ronaldo soma 104 milhões de fãs, no Google gera 102 milhões de referências, no Twitter tem 32 milhões de seguidores e no Youtube são apresentados dois milhões de vídeos sobre o jogador português, de acordo com este estudo.

O jogador português é um dos três finalistas da Bola de Ouro 2014, juntamente com Neuer e Messi. O vencedor será revelado no próximo dia 12 de janeiro (segunda-feira) numa gala que terá lugar na sede da FIFA em Nyon.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.