O futebolista português Cristiano Ronaldo pode tornar-se o primeiro jogador de uma modalidade coletiva a ganhar o prémio Laureus para desportista do ano, para o qual está nomeado pela terceira vez.

Na lista de nomeados para os ‘Oscares’ do desporto, hoje divulgada, o internacional português, que no ano passado perdeu o galardão para o piloto Sebastian Vettel, tem como adversários o sérvio Novak Djokovic, número um do ténis mundial, e os britânicos Lewis Hamilton, bicampeão mundial Fórmula 1 em 2008 e 2014, e Rory McIlroy, líder da classificação mundial de golfe.

O espanhol Marc Márquez, campeão mundial de MotoGP, o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico de salto com vara - que fez cair um recorde que há 21 anos pertencia a Sergei Bubka -, integram também a lista de nomeados para melhor desportista.

A nomeação de Cristiano Ronaldo, que já tinha estado na lista em 2009 e 2013, surge na sequência da vitória da terceira Bola de Ouro da carreira, e depois de ter vencido quatros títulos coletivos pelo Real Madrid (Taça do Rei, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia e Campeonato Mundial de Clubes).

Na categoria de desportista feminina do ano estão nomeadas duas tenistas: a norte-americana Serena Williams, que pode conquistar o seu quarto Laureus, e a chinesa Na Li, finalista do Estoril Open em 2006 e que em 2014 conquistou o seu segundo torneio do 'Grand Slam'.

A lista integra também a norueguesa Marit Bjorgen, campeã olímpica de esqui nórdico, a eslovena Tina Maze, igualmente campeã olímpica em esqui alpino, além da atletas etíope Genzebe Dibaba e da neozelandesa Valerie Adams.

Caso não vença na categoria individual, Cristiano Ronaldo tem ainda possibilidade de conquistar o prémio para a equipa do ano, uma vez que o Real Madrid é um dos nomeados, juntamente com a equipa europeia de golfe que venceu a Ryder Cup e a seleção alemã de futebol, campeã mundial no Brasil.

Como candidatos ao prémio de melhor equipa estão também a Mercedes, campeã mundial de construtores de Fórmula 1, os San Antonio Spurs, que conquistaram pela quinta vez a liga norte-americana de basquetebol, e a equipa da suíça de ténis, vencedora da Taça Davis.

Na categoria revelação do ano, surgem, entre outros, o futebolista colombiano James Rodriguez, antigo jogador do FC Porto e melhor marcador do Mundial2014, e o alemão Mario Götze, autor do golo que deu a vitória à Alemanha, sobre a Argentina, na final do Mundial de futebol.

Na categoria dedicada aos deportos de ação, figura o brasileiro Gabriel Medina, que em 2014 se tornou no primeiro surfista brasileiro a sagrar-se campeão do Mundo.

Os prémios vão ser entregues a 15 de abril em Xangai, na China.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.