José Mourinho é frontal, isso já não é segredo. E não tem qualquer problema em admitir que considera que quem votou para a Bola de Ouro da FIFA "não entendeu os critérios" e que "muito honestamente, as pessoas deviam perceber o que significa a Bola de Ouro". E questiona-se: "Como pode estar nomeado um jogador que por ter estado lesionado só jogou cinco em 11 de competição?". 

"Dos três jogadores nomeados para a edição deste ano, aceito que o Xavi tenha tido uma grande época, mas o Iniesta não e o Messi também não. O que é a Bola de Ouro? É premiar o trabalho de um ano ou de uma época, de um jogador que conseguiu estar no topo do principio ao fim. Portanto, como pode estar nomeado um jogador que por estar lesionado só jogou cinco meses em 11 possíveis? Marcou o golo da vitória no Mundial, tudo bem. Mas o Mundial deve ter prémios específicos para esse efeito", sublinhou, em entrevista ao jornal Record. 

Mourinho também não é a da opinião que se premeie "o melhor jogador em termos absolutos, porque assim , nos próximos dez anos, ganha o Cristiano ou o Messi, o Messi ou o Cristiano".