O treinador de futebol José Mourinho como uma personagem incapaz de gerar indiferença e com caraterísticas de anti-herói são o mote para o livro Mourinho Rockstar, de Luís Aguilar, que vai ser lançado na quinta-feira.

"O livro é uma análise de Mourinho numa analogia entre futebol e música", explicou o autor, em declarações à agência Lusa, classificando Mourinho como "um dos poucos rebeldes do futebol atual".

Luís Aguilar afirmou que a ideia surgiu depois de em 2011 o então treinador do Real Madrid ter sido considerado a estrela rock do ano, pela edição espanhola da revista Rolling Stone.

"Foi a primeira vez que aquela revista elegeu como 'rockstar' uma figura não pertencente ao mundo da música, por ele encarnar um espírito rock'n'roll na forma como lida com os desafios da sua profissão", afirmou o autor.

Aguilar, que tem vários livros publicados, entre os quais uma biografia de Paulo Futre, considera que Mourinho "é alguém que, para o bem e para o mal, é incapaz de provocar indiferença, porque ou se gosta ou se odeia".

No livro, editado pela Vogais, Luís Aguilar compara José Mourinho a figuras como o antigo internacional francês Eric Cantona ou o antigo presidente do Atlético de Madrid Jesus Gil y Gil, "também eles anti-heróis".

O autor defende que o livro, a lançar na quinta-feira em Lisboa, tem uma abordagem "completamente diferente" de outros livros publicados sobre o atual treinador dos ingleses do Chelsea.

Desafiado a comparar José Mourinho a uma figura do rock, Aguilar elege Jim Morrison ou Mick Jagger. "Tem a pimenta, a acidez e a coragem de fazer o que quer, de desafiar as regras e de ir contra os poderes instituídos", refere o autor de "Mourinho Rockstar - As duas faces do treinador mais polémico do Mundo".