O futebolista português Cristiano Ronaldo aumentou a sua vantagem na liderança da Bota de Ouro, graças ao “hat-trick” conseguido no domingo na vitória do Real Madrid frente ao Levante (4-1), em jogo da Liga espanhola de futebol.

Atual vencedor do troféu, o jogador português encontra-se no primeiro lugar do ranking com 54 pontos, mais oito que o avançado letão do Trans Narva, Aleksandrs Cekulajevs, que já concluiu o campeonato.

Já Lionel Messi, terceiro classificado e vencedor do galardão em 2010, não conseguiu somar qualquer tento na derrota do Barcelona em Pamplona, frente ao Osasuna, por 3-2.

Em branco ficou também Robin Van Persie, avançado do Arsenal, que não conseguiu alvejar com sucesso a baliza do Sunderland. O jogador holandês mantém-se assim na quarta posição da tabela, com 44 pontos, menos dois do que Messi.

Relativamente aos restantes jogadores do “top-10”, de registar os golos de António Di Natale (Udinese), Burak Yilmaz (Trabzonspor), Mário Gomez (Bayern de Munique) e Wayne Rooney (Manchester United), que subiu ao nono lugar com um total de 34 pontos.

Radamel Falcão, antigo avançado do FC Porto, encontra-se na 18.ª posição, com 28 pontos, fruto dos 14 golos já apontados na Liga espanhola ao serviço do Atlético de Madrid.