O antigo internacional brasileiro Ronaldo prefere que a Bola de Ouro de 2013 premeie o argentino Lionel Messi em vez do português Cristiano Ronaldo, que ele vê como «os dois melhores do mundo».

«A minha análise é muito técnica para colocar um jogador na frente de outro. Os critérios, quando votam na Bola de Ouro da FIFA, são mais amplos. Mas eu acho que Cristiano Ronaldo e Messi são os dois melhores jogadores do mundo. Entre Cristiano Ronaldo e Messi, eu ainda prefiro o Messi, por ter algum detalhe a mais de técnica», disse o "Fenómeno" em entrevista à televisão brasileirs SporTV.

Galardoado em 1997 e 2002 com o prémio que distingue o melhor jogador do planeta, Ronaldo acrescentou que o que o «impressiona muito no Messi é a maneira como ele conduz a bola em alta velocidade e muito próximo do pé», algo que, na sua opinião, «é muito difícil, tanto para o atacante como para o zagueiro, na hora de dar o bote e tirar a bola».

O avançado do FC Barcelona não é, no entanto, o favorito desde ano, no qual o português do Real Madrid, autor de 69 golos em 2013, terá forte concorrência do francês Ribéry, que ao serviço do Bayern de Munique conquistou campeonato e Taça da Alemanha, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia e Mundial de clubes.

O vencedor da Bola de Ouro de 2013 será conhecido a 13 de janeiro na gala da FIFA, em Zurique.

Por outro lado, Ronaldo considerou que o seu compatriota Neymar, colega de Messi no FC Barcelona, é um potencial candidato à Bola de Ouro no futuro.

«O Neymar ainda está um passo atrás, mas com uma projeção e uma expetativa enorme de nos próximos anos estar na disputa entre os três [finalistas]. É um facto que ele vai ser grande, vai entrar para a história como um dos maiores do Brasil e do mundo. Está no caminho certo. É carismático, focado, profissional. Está mais do que encaminhado», estimou.