A 12 de janeiro de 2009, Cristiano Ronaldo arrasava a concorrência na Gala de atribuição ao melhor jogador do mundo em 2008, organizada pela FIFA, distinção atribuída pela revista France Football. Nesse dia, o internacional português reuniu 446 pontos, superando Lionel Messi (281), do Barcelona, e Fernando Torres (179), então do Liverpool, segundo e terceiro mais votados, respetivamente.
O craque da Madeira jogava na altura no Manchester United e tornava-se, aos 23 anos, no terceiro português a arrecadar o troféu, depois de Eusébio (1965) e Luís Figo (2000).
CR7 foi o único a ser citado em todos os votos dos 96 jurados reunidos pela France Football.
Com 77 votos para o primeiro lugar, num total de 96, Cristiano Ronaldo teve menos um voto do que Kaká em 2007, mas superou o jogador do AC Milan com total de 446 pontos contra 444 no ano em que o brasileiro venceu o troféu.
Na altura, o craque do Real Madrid disse que aquele dia, em Zurique, Suiça, era «um dos dias mais bonitos» da sua vida.
«Ganhar este troféu… Como sonhei com este dia. Não tenho palavras para descrever a emoção que me preenche. Todos aqueles que me conhecem sabem que é um sonho tornado realidade», disse Ronaldo.
A glória brasileira Pelé foi o responsável por entregar o troféu a Cristiano Ronaldo.
O título da última música interpretada pela Orquestra de Zurique resumia perfeitamente as emoções vividas durante toda a noite, principalmente para Cristiano Ronaldo, pois foi ao som de "La Réjouissance" ("O Júbilo"), de Handel, que a cortina baixou na Gala do Jogador do Ano da FIFA 2008.
A poucos dias da Gala de atribuição de prémio de Melhor Jogador de 2013, e com a possibilidade de Cristiano vencer a sua segunda Bola de Ouro, o número 7 já veio dizer que não está «obcecado» pela Bola de Ouro de 2013, mas admitiu ter espaço para ela no Museu CR7 na Região Autónoma da Madeira, que o futebolista internacional português inaugurou a 15 de dezembro.
«Tenho mais espaço, se a Bola de Ouro vier.. mas não vivo obcecado por isso, não fiz este Museu baseado naquilo que vou ganhar no futuro mas sim para aquilo que já ganhei», referiu na altura à comunicação social.
O vencedor da Bola de Ouro de 2013 será conhecido a 13 de janeiro na gala da FIFA, em Zurique. Além de Cristiano Ronaldo, também o argentino Lionel Messi, que já venceu por quatro vezes, e o francês Ribéry são os nomeados.