O português Cristiano Ronaldo é um dos 11 participantes na campanha de prevenção da epidemia de Ébola promovida pela FIFA, pelo Banco Mundial, pelas federações de futebol de Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria, e médicos africanos.

No “onze” hoje divulgado no sítio oficial da FIFA na Internet, além do avançado do Real Madrid e “capitão” da seleção portuguesa, constam outros nove jogadores, casos de Didier Drogba, Neymar, Xavi, Philipp Lahm, Piqué, John Obi Mikel, Gareth Bale, Varane e Jérôme Boateng, numa lista que inclui ainda o treinador Pep Guardiola e o futebolista serra-leonês George Davies.

“A campanha ‘onze contra a Ébola’ junta estrelas do futebol e médicos de todo o mundo para luta contra a Ébola. Partilhar estas 11 mensagens ajuda a reduzir as hipóteses de se propagar a Ébola na sua comunidade. Juntos, podemos bater a Ébola”, lê-se no cartaz que enumera 11 medidas preventivas.

Cada jogador dá voz a uma medida de prevenção do contágio, num cartaz e num vídeo, em que Ronaldo “aconselha” a evitar o contacto corporal com doentes infetados com Ébola.

De acordo com a última atualização feita na sexta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus Ébola já causou 5.177 mortos em oito países, de um total de 14.413 casos registados, desde dezembro do ano passado.

Os países com maior número de mortes, por infeção do Ébola, são a Guiné-Conacri, a Serra Leoa e a Libéria, sendo que neste último foi levantado o estado de emergência.

O Ébola, que se transmite por contacto direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infetados, é um vírus que foi identificado pela primeira vez em 1976.

Não existe vacina, nem tratamentos específicos e a taxa de mortalidade é elevada, podendo o período de incubação da doença durar até três semanas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.