O mundo do desporto rendeu-se hoje a Cristiano Ronaldo, com colegas, adversários e agentes do seu passado a unirem-se para dar os parabéns ao futebolista português pela conquista da Bola de Ouro.

"Orgulho a triplicar", escreveu o Sporting na sua página no Twitter, numa mensagem que sintetiza o que os "leões" expressaram na página do clube: "Com esta conquista, o Sporting congratula-se por passar a contar, entre os jogadores oriundos da sua formação, com quatro Bolas de Ouro, uma conquistada por Luís Figo, e três por Cristiano Ronaldo. Parabéns Sócio 100.000! Parabéns Cristiano!".

Cá dentro, também o FC Porto, o Belenenses e o Sporting de Braga felicitaram o jogador do Real Madrid no Twitter, mas foi de companheiros ou ex-companheiros de seleção que vieram os maiores elogios.

Raul Meireles escreveu "um troféu bem merecido, meu amigo. Sempre o melhor", Hugo Almeida limitou-se a dar os parabéns e Luís Figo, também ele Bola de Ouro, defendeu que "sem dúvida" são um reconhecimento e um prémio merecidos.

Do Real Madrid, que também escolheu o Twitter para recordar a grandeza de Ronaldo, chegaram palavras de alegria, nomeadamente de Gareth Bale, que considerou que a terceira Bola de Ouro é um feito ao alcance de poucos, ou do guarda-redes Iker Casillas, que conotou o prémio com o reconhecimento a um grande ano.

Enquanto o Manchester United, 'casa' do português antes do clube espanhol, escreveu "parabéns Ronny, bem merecido", o presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, congratulou Ronaldo, mas defendeu que Lionel Messi será sempre o número um.

"Ronaldo ganhou a Liga dos Campeões, marcou golos incríveis, merece a Bola de Ouro", afiançou Arjen Robben, avançado holandês eleito para a equipa do ano, lado a lado com o português e o argentino do 'Barça'.

Já Thierry Henry, antigo internacional francês que entregou a Bola de Ouro a Ronaldo, reconheceu que é "incontestável" a eleição de 'CR', "um jogador incrível, completo e que dá alegria aos espetadores".

No Brasil, Ronaldinho Gaúcho escreveu "Parabéns xará por mais um ano de conquistas individuais e principalmente coletiva! O futebol mundial agradece", e Mário Jardel recordou os 'primeiros passos' de Ronaldo no futebol, com um simples "Parabéns juvenil".

O jogador do Real Madrid conquistou hoje pela terceira vez a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football e a FIFA ao melhor jogador do ano.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.