A imprensa alemã insiste hoje que o guarda-redes Manuel Neuer merecia a Bola de Ouro e critica que na decisão tenha pesado aquilo que considera o ‘produto de mercado’ em que se converteram os futebolistas Cristiano Ronaldo e Messi.

“Merecia-o completamente, mas não bastou a Manuel Neuer conquistar o título mundial para que lhe dessem a Bola de Ouro”, refere o jornal Bild, no dia seguinte à atribuição do troféu a Cristiano Ronaldo.

O mesmo jornal recorre à opinião do antigo internacional alemão Franz Beckenbauer, que considerou a eleição do extremo português “injusta”, explicando que parecem “ter menor valor os êxitos desportivos do que a forma como se aparece em público”.

O jornal Süddeutsche Zeitung, de Munique, justifica que na forma como se atribuem os votos, em todo o planeta, em caso de dúvida “recebem aqueles cujos clubes e patrocinadores transformaram em marcas globais”.

Para esta publicação não se pode deixar de ter em conta que o jogador português esteve ‘desaparecido’ no Mundial2014.

“Caiu frente à Alemanha, foi eliminado na fase de grupos, não deixou uma única jogada memorável e viu-se que não funciona quando toda a equipa não está ao seu serviço”, critica o jornal, reiterando a ideia que triunfaram as marcas (Ronaldo e Messi).

Por seu turno, o jornal diário Frankfurter Allgemeine diz que em Zurique não se planeava premiar a contribuição dos jogadores à equipa, o que é a grande qualidade de Neuer, num modelo em que é o último obstáculo e um jogador de campo.

“Messi, que no último ano não ganhou nada, também teve mais votos que Neuer”, esclarece o diário.