O futebolista Cristiano Ronaldo considerou que o povo português deve aprender, tal como fazem os espanhóis, a valorizar mais “o produto da casa” e não tanto os estrangeiros.

“Espanha tem uma cultura de que gosto, são um povo extrovertido e valorizam o que é deles, algo que devemos aprender em Portugal: não valorizar tanto os estrangeiros, mas sim ‘o produto da casa’”, disse Ronaldo numa conversa gravada com Marcelo Rebelo de Sousa e hoje exibida no congresso ‘Football Talks’.

Admitindo ter sofrido influências das culturas inglesa e espanhola, Cristiano Ronaldo referiu que o “povo português é pessimista” apesar de “ter muito potencial”.

Numa conversa gravada na sua casa em Madrid, e durante a qual não se falou diretamente de futebol, o jogador do Real Madrid, que na segunda-feira conquistou a terceira Bola de ouro da carreira, falou do início da sua carreira.

“A sorte dá muito trabalho, tive sorte de ter uma oportunidade, mas soube aproveitá-la”, disse, acrescentando: “A palavra trabalho é a chave para o sucesso e obviamente ter um bocadinho de sorte dá jeito”.

Aos 29 anos, o ‘capitão’ da seleção portuguesa afirmou que “para triunfar são precisas regras: disciplina, dedicação, empenho e solidariedade” e reconheceu que atualmente tudo é mais difícil: "o que no princípio era um divertimento passou a ser uma responsabilidade”.

Cristiano Ronaldo, que na época passada venceu, ao serviço do Real Madrid, a Liga dos Campeões, o Mundial de clubes, Supertaça Europeia e Taça do Rei, conquistou segunda-feira a sua terceira Bola de Ouro, depois das conseguidas em 2013 e 2008.

O ‘Football Talks’, evento promovido pela Federação Portuguesa de Futebol, junta até quinta-feira, no Centro de Congressos do Estoril, várias figuras do futebol mundial.