Cristiano Ronaldo faz, esta quinta-feira, 30 anos e o SAPO Desporto apresenta, o que acha ser, uma lista com os dez momentos mais marcantes na vida pessoal e profissional do internacional português.

Abril de 1997 - Cristiano Ronaldo, aos 12 anos, faz o seu primeiro treino ao serviço do Sporting, depois de cinco anos de formação entre o Andorinha e o Nacional da Madeira.

Agosto de 2002 - O jogo de estreia de Cristiano Ronaldo ao serviço da equipa principal dos Leões foi no dia 13, frente ao Inter de Milão, referente à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Ronaldo começou o jogo no banco e entrou aos 58 minutos para o lugar de Toñito.

Agosto de 2003 - Aos 18 anos, Cristiano Ronaldo transfere-se para Inglaterra por 17 milhões de euros, para vestir a camisola do Manchester United, herdando o número (7) da camisola de David Beckham.

Junho de 2004 - O jogador português faz o seu primeiro golo ao serviço da equipa principal da seleção portuguesa, no encontro de abertura do Euro2004, no Estádio do Dragão, onde Portugal viria a perder 2-1 com a Grécia.

Dezembro de 2008 - Torna-se no terceiro português a conquistar uma Bola de Ouro, depois de Figo e Eusébio. Na corrida para o prémio individual mais cobiçado concorria com Lionel Messi e Fernando Torres.

Julho de 2009 - É apresentado como o reforço do Real Madrid depois de o clube da capital espanhola ter desembolsado, na altura um valor recorde, 94 milhões de euros. Mais de 85 mil pessoas estiveram no Estádio Santiago Bernabéu para receber o craque português.

Junho de 2010 - A notícia do nascimento do filho Cristiano Ronaldo Júnior chega como uma bomba à imprensa. Cristiano Ronaldo informou, dias depois, que a mãe quer ficar no anonimato, até hoje.

Janeiro de 2014 - Conquista a sua segunda Bola de Ouro, sendo o primeiro jogador português a vencer o prémio por duas vezes. Depois de ter vencido a concorrência de Messi e Ribéry, Cristiano Ronaldo chorou no momento do discurso, perante uma plateia composta, entre muitos, pela sua mãe D. Dolores e a sua namorada da altura, Irina Shayk.

Março de 2014 - Num encontro amigável com os Camarões, Cristiano Ronaldo bisa e torna-se o melhor marcador de sempre da seleção portuguesa. O jogo terminou com a vitória (5-1) lusa.

Janeiro de 2015 - Não há duas sem três e, em Zurique, Cristiano Ronaldo conquista a sua terceira Bola de Ouro, batendo a concorrência de Messi e Neuer. Para a história ficará o seu grito no final do discurso.