O futebol está em constante mudança e a Federação inglesa não quer ficar atrás. Por isso, decidiu juntamente com a Premier League operar mudanças drásticas na calendarização das competições, que entram em vigor já na próxima temporada.

Uma das grandes alterações será na Taça de Inglaterra. A competição promove jogos de repetição em caso de empate, até à quarta ronda, tendo sido essa medida abolida. A partir de 2024/25, todas as eliminatórias serão resolvidas  a uma mão e os jogos da Taça de Inglaterra passarão a ser disputados ao fim de semana, sem encontros da Premier League no mesmo dia.

A decisão, segundo as duas partes, está relacionada com "alterações ao calendário impulsionadas pelas competições alargadas da UEFA". O facto da Liga dos Campeões ter mais clubes a partir da próxima temporada terá tido um peso decisivo nesta mudança.

"A final da Taça de Inglaterra acontecerá agora no penúltimo fim de semana da temporada da Premier League, num sábado exclusivo, sem jogos da Premier League no mesmo dia. Além disso, não haverá jogos da Premier League na noite de sexta-feira antes da final, para permitir o foco na preparação para o evento decisivo", lê-se no comunicado.

Além disso,este novo acordo entre a FA e a Premier League, cuja validade se deve estender por seis anos, prevê que o intervalo do meio da temporada seja removido do calendário para permitir o início da Premier League em meados de agosto. Assim sendo, os jogadores vão passar a ter período mais alargado de descanso no verão, que durará cerca de três semanas.

Por fim, ficou definido que a Supertaça de Inglaterra se disputará a 10 de agosto de 2024, ou seja, uma semana antes do arranque da Premier League.