O Ipswich Town está de regresso à Premier League, 22 épocas depois de competirem pela última vez no escalão maior do futebol em Inglaterra, na já distante temporada de 2001/02.

A equipa garantiu hoje a subida, num ano em que também estava de regresso ao Championship, competição que terminou no segundo lugar, a um ponto do já campeão e promovido Leicester, que regressou ao principal escalão um ano após descer.

Na 46.ª e última jornada do Championship, com os jogos todos à mesma hora, o Ipswich fez a festa da vitória e da subida em jogo em que venceu em casa o já despromovido Huddersfield, por 2-0.

Para falhar a subida, era preciso que a equipa perdesse e o seu mais direto perseguidor, o Leeds, ganhasse na receção ao Southampton, o único cenário que evitaria a subida direta do Ipswich e que nunca esteve perto de acontecer.

Leeds (terceiro), Southampton (quarto), West Bromwich (quinto) e Norwich (sexto) vão disputar o play-off de promoção, com meias-finais a duas mãos (12 de maio e 16/17 de maio), enquanto a final (26 de maio) se disputa em um só jogo.

Em contrapartida, na cauda da classificação, o Birmingham City, que tem como coproprietário a antiga estrela do futebol americano Tom Brady, juntou-se a Huddersfield e Rotherham nos despromovidos ao terceiro escalão.