Não foi uma exibição sublime, mas o Sporting fez o que tinha que ser feito: Somar os três pontos e colocar-se assim em posição privilegiada para se deslocar ao Dragão com uma 'almofada' mínima de sete pontos sobre o Benfica.

Já todos acreditam que o título está ao virar da equipa e as circunstâncias do destino parecem dar razão. Pela frente o Sporting defrontava um dos mais complicados adversários na I Liga. O mesmo Vitória de Álvaro Pacheco que impôs aos leões uma derrota na 1.ª volta do campeonato. Na primeira parte os leões apresentaram dificuldades para canalizarem jogo a partir do miolo, com Bragança e Hjulmand 'tapados' pela linha defensiva vitoriana. As movimentações dos jogadores leoninos eram facilmente controladas pelos vimaranenses, algo que mudou à passagem da meia hora. Foi nesse minuto que os leões abriram o marcador por intermédio de Pedro Gonçalves. A bola sobrou depois de um ressalto e o instinto matador do jogador dos verdes e brancos fez o resto, com um excelente remate cruzado.

Veja o resumo da partida

A fechar o primeiro tempo os leões dilataram a vantagem no regresso aos golos de Gyokeres que 'matou' assim a sede, depois de cinco jogos sem faturar. Grande jogada de entendimento dos leões, a ser finalizada da melhor forma pelo avançado sueco.

A segunda parte iniciou-se com os leões novamente a chamarem para si o comando do jogo, e quatro minutos volvidos depois do início da etapa complementar, o Sporting chegou ao terceiro e colocou uma 'pedra' sobre o jogo e novamente com Gyokeres a fazer o gosto ao pé. Trincão rececionou uma bola de forma magistral, deixou no sueco que voltou a ser feliz.

Seguiram-se as 'holas' mexicanas vindas das bancadas, os cânticos, com os adeptos já a sentirem o 'cheiro' do título. Álvaro Pacheco tentou mudar o rumo dos acontecimentos, e foi Jota (entrou na segunda parte) a ter nos pés a mais clamorosa oportunidade, mas falhou na finalização. Edwards, também aposta de Amorim para os últimos minutos, ainda atirou para o fundo das redes, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

As baterias estão agora apontadas para o Dragão e o título está apenas a seis pontos de distância.

Momento

O terceiro golo da partida, o 'bis' de Gyokeres estancou qualquer tipo de reação por parte do Vitória e garantiu mais três pontos que escancaram os leões com as portas do título. Basta seis pontos para os verdes e brancos fazerem a festa. A fortaleza de Alvalade voltou a fazer estragos, com os leões a somaram o 15.º encontro consecutivo a vencer no seu reduto para o campeonato.

Melhores

Gyokeres

Quebrou o jejum, depois de cinco jogos a seco. Na noite de Alvalade teve motivos para voltar a ser feliz. Bisou, e na segunda parte também esteve perto do hat-trick depois de uma jogada de antologia em que passou por vários adversários, mas depois pecou na finalização. Chegou ao golo 24 na I Liga.

Pote

Com ele, o Sporting é outro. A sua ausência fez-se notar, e a sua presença decide. Magistral na forma como finalizou uma bola morta, com uma remate cruzado indefensável. Esteve no segundo golo e voltou a estar envolvido no terceiro.

Reações

Amorim salientou a importância da vitória, Gyokeres feliz pelo regresso aos golos

Álvaro Pacheco reconhece que "Sporting é a melhor equipa do campeonato", Borekovic ainda acredita no título