O Benfica apelou hoje a que todos os adeptos respeitem domingo no Estádio da Luz, antes do clássico com o FC Porto (16h00), da 15.ª jornada da Liga de futebol, um minuto de “silêncio total”, em homenagem a Eusébio.

“O Sport Lisboa e Benfica apela a todos os espetadores que se deslocarem, este domingo, ao Estádio da Luz para que respeitem a vontade da família de Eusébio e façam silêncio total durante o minuto que lembrará o ‘Pantera Negra’”, diz o clube, numa nota publicada no seu sítio oficial na Internet.

O Benfica apelou aos adeptos para optarem pelo silêncio, por vontade da família da antiga glória do futebol português, ao contrário do que foi sugerido pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) na terça-feira.

O organismo pediu hoje aos clubes que observem um minuto de aplausos e usem fumos negros em homenagem a Eusébio nos jogos da próxima jornada, dos dois principais escalões, a I Liga e a II Liga.

Eusébio morreu no domingo, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

A morte do ex-futebolista gerou reações de todo o Mundo, e cumprindo “a vontade de Flora [a sua mulher] e restantes familiares”, o Benfica insiste que os adeptos “não batam palmas, nem façam qualquer ruído” durante a homenagem.