O SC Braga voltou as vitórias na I Liga, ao bater o Olhanense por 4-1, em jogo de abertura da 11.ª jornada. Aderlan, Rafa, Éder e Pardo marcaram para os minhotos, Celestino fez o golo dos algarvios.

Depois de cinco derrotas seguidas e de alguma contestação ao treinador, Jesualdo Ferreira já pode respirar melhor no banco bracarense. O triunfo não sofre contestação e penaliza um Olhanense demasiado conservador, principalmente na 1.ª parte.

A entrada avassaladora do Braga, sedenta de vitórias, deu resultado e aos 12 minutos já os arsenalistas venciam por 2-0. Anderlan Santos aproveitou um ressalto na área após canto para fazer o 1-0 aos sete minutos e cinco minutos depois, Rafa fez o 2-0, após combinação com Rúben Micael. Dois golos que deram alento a uma equipa que não marcava há quatro jogos na Liga, depois de cinco derrotas seguidas.

Os dois golos deram a tranquilidade que a equipa precisava e perante um Olhanense inoperante no ataque, os minhotos foram construindo variados lances de perigo junto da baliza de Belec mas sem conseguir marcar.

Até ao intervalo, Belec foi evitando males maiores para a sua baliza, numa equipa que precisava de mudar e muito se quisesse entrar na discussão do resultado.

E foi o que aconteceu no segundo tempo. Com uma melhor atitude em campo, a formação de Paulo Alves começou a criar perigo junto da baliza de Eduardo, principalmente por Dionisi que deu muito trabalho aos defensores bracarenses e esteve várias vezes perto do golo.

Golo esse que surgiu aos 56 minutos, por Celestino, que converteu uma grande penalidade cometida por Mauro sobre o irrequieto Dionisi. Eduardo ainda adivinhou o lado e tocou na bola mas sem conseguir deter o remate.

Este golo trouxe alguma intranquilidade à equipa de Jesualdo Ferreira e deu moral a formação algarvia. Eduardo negou, por duas vezes, o golo a Mehmeti e depois viu Dionisi ficar a centímetros do empate em duas ocasiões.

Depois entrou em cena a velha máxima do futebol: quem não marca, sofre. Aos 69 minutos, Éder aproveitou um mau corte do central Diakhité e fez o 3-1, num remate forte dentro da área. O avançado marcou o segundo golo esta época, ele que não marcava desde a 20.ª jornada da época passada, numa vitória por 3-2 frente ao Guimarães no AXA. Antes já tinha marcado ao Olhanense, mas na Taça de Portugal.

Depois de Rúben Micael cair na área e reclamara penálti, o Olhanense ficou com menos um, após expulsão de Regula, por uma entrada dura sobre um contrário.

As contas do encontro foram fechadas por Pardo, que marcou um minuto após entrar em campo. Combinou com Éder e atirou forte para o 4-1 final.

O SC Braga passa a somar 15 pontos e apanha o Nacional na 6.ª posição. Apesar disso, não se livra de já ter o pior arranque do milénio no campeonato português.

O Olhanense continua no 14.º posto com nove pontos.