O presidente do Sporting continua a 'arrumar a casa' e depois de prometer uma reestruturação no 'scouting' do clube leonino, Frederico Varandas veio agora cumprir a promessa com um reforço de peso: José Guilherme Chieira, de 45 anos, que esteve os últimos oito ao serviço do FC Porto.

Chieira foi o homem por trás das contratações de Alex Sandro, Otamendi, Brahimi, Alex Telles e Jackson Martínez e agora pretende continuar o seu trabalho em Alvalade. Passou pelo Vitória de Setúbal, Académica e Panathinaikos, e até já tinha colaborado com os 'leões', agora veio para ficar.

O scouting dos 'leões'

Durante muito tempo, o Sporting foi o pioneiro na formação de jovens jogadores e as maiores pérolas do futebol português saíam das escolas dos 'leões', como Luís Figo, Simão Sabrosa, Cristiano Ronaldo e, mais recentemente, Gelson Martins e William de Carvalho. No entanto, o panorama mudou e, neste momento, o Sporting foi ultrapassado pelos rivais.

Atualmente, em 29 jogadores que constituem o plantel principal de José Peseiro, apenas quatro são formados no Sporting - Luis Maximiano, Jovane Cabral, Carlos Mané e Nani -, desses quatro, apenas um tem a condição de titular (Nani).

Ainda durante a campanha, Frederico Varandas deixou claro que, caso fosse eleito, teria especial atenção à formação do clube e ao scouting. "Só nos aguentamos no escalão de sub-17, em termos de Seleção. O paradigma mudou. Temos de ter recrutamento, área técnica... Temos de ser mais efetivos e, para isso, precisamos de investimento", começou por priorizar o novo presidente dos 'leões'.

"Temos de dominar Lisboa, Setúbal e Braga, os distritos mais jovens, e em escalões de seis a oito anos. Temos de ir buscar os melhores, ter as melhores condições de treino, com Unidade de Performance, porque não é só entrar na Academia e sair jogador", afirmou Varandas ainda na campanha.

"Temos de remodelar por completo a formação do clube. Não se impõe gostar do Sporting, ensina-se. Perdemos muita competitividade e qualidade. Sei o que é preciso alterar, onde investir e em que pessoas. Teremos problemas para os próximos cinco/seis anos. A formação vai ser a base da equipa", garantiu.

A contratação de José Guilherme Chieira é a prova de que Frederico Varandas pretende cumprir a promessa que fez aos sócios do Sporting e reaver o sucesso do emblema de Alvalade entre os mais jovens.