Gelson Martins é um dos jogadores mais virtuosos do Sporting, mas Jorge Jesus tinha-lhe apontado um defeito: a finalização. O certo é que o golo no último fim de semana frente ao Rio Ave demonstra que o extremo não só melhorou e muito neste capítulo, como também está perto de duplicar o seu melhor registo de golos. E esta melhoria coloca-o no topo dos jogadores mais valiosos no plantel leonino.

O internacional português soma esta época 12 golos em todas as competições e esta melhoria na finalização coloca-o como o jogador mais valioso do plantel leonino. Segundo dados do site Transfermarkt, o extremo está avaliado em 30 milhões de euros, valor superior ao dos campeões europeus Wiliam Carvalho (25 milhões) e Rui Patrício (16 M€) e até do goleador da equipa Bas Dost (19 M€)

O treinador do Sporting tinha afirmado a 22 de novembro de 2016 que o extremo foi um dos melhores no jogo em Alvalade frente ao Real Madrid – tal como já o tinha sido no Santiago Bernabéu –, mas que lhe faltava confiança no momento da finalização.

“A facilidade com que o Sporting chegou a zonas de finalização...o Gelson é um criador, mas falta-lhe decisão. Há muita coisa que ele já aprendeu, mas esta ainda não. Vai ser um jogador de top. Ainda não é, mas vai ser. Falta-lhe isto, e os jogadores de top têm isto”, afirmou na altura.

Já no decorrer desta temporada, em novembro, Jorge Jesus revelou após a vitória frente ao Paços de Ferreira que Gelson já registava um melhoria significativa no capítulo da finalização, isto depois do extremo marcar o sexto golo na presente época.

“Ele é um jovem. Todos os jovens têm de ter anos de aprendizagem em função das suas posições. O Gelson é como todos os jovens: não sabem jogar muito com a equipa, sabem sim jogar eles sozinhos contra a outra equipa. Ele afastava-se muito das zonas do golo, hoje nem tanto. Era um jogador de sobras, hoje é um jogador de finalização. Ainda tem muito de aprender para ser um jogador de topo”, atirou Jorge Jesus.

Gelson é um dos jogadores mais influentes nos lances de golo do Sporting, tendo participado em 23 dos 95 golos marcados pelos ‘leões’. Neste capítulo, o português é apenas superado por Bas Dost (30 golos e cinco assistências) e Bruno Fernandes (16 passes para golo e 13 tiros certeiros).