O avançado mais prolífico das últimas temporadas na Liga portuguesa prepara-se para atingir mais uma marca importante. Se Julen Lopetegui voltar a lançar Jackson Martínez em campo no próximo domingo frente ao V. Guimarães, como se espera, o colombiano vai chegar aos 100 jogos com a camisola do FC Porto.

O Cha Cha Cha chegou à Invicta em 2012, com a árdua tarefa de fazer esquecer Radamel Falcao, e rapidamente conquistou o coração dos adepotos portistas. Na primeira temporada ao serviço dos "dragões", o colombiano fez 43 jogos com a camisola azul-e-branca, marcando 31 golos no total, e sagrou-se melhor marcador da Liga, com 26. Repetiu o feito em 2013/2014, embora com menos golos apontados no campeonato (20) e no total (29), entre 51 jogos disputados.

Com a chegada de Julen Lopetegui ao comando dos "dragões", Jackson viu o seu estatuto ser reforçado e ascendeu ao posto de capitão de equipa. O impulso motivacional permitiu ao avançado assinar 5 golos em 5 jogos.

O avançado deverá agora chegar às 100 partidas de azul-e-branco contra um adversário que lhe tem sorrido: nenhuma outra equipa sofreu mais golos de Jackson em Portugal (foram seis até agora) e foi no Afonso Henriques que Jackson apontou o seu único hat-trick pelo FC Porto até ao momento.