O Rio Ave entrou melhor em jogo, com mais posse e controlo de bola, mas a verdade é que não conseguiu criar situações de grande perigo para a baliza de Rui Patrício.

O primeiro golo do Sporting chegou ao minuto 20, por intermédio de Matías Fernadez, que depois de um trabalho individual fantástico ao “limpar” toda a defesa do Rio Ave, o argentino remata rasteiro, já em desequilibro, para dentro da baliza de Carlos. Nesta mesma jogada os jogadores do Rio Ave pediram falta por alegada entrada de Matías Fernandez na insistência de posse de bola.

Depois do golo o Sporting ganhou confiança dentro de campo, com mais posse de bola e mais ofensivo, à medida que se debatiam com uns jogadores do Rio Ave insistentes e disciplinados.

A equipa da casa poderia ter chegado à igualdade, através de um livre directo, quando Wires pontapeia forte à entrada da área, mas a bola passou por cima da baliza de Rui Patrício.

Já perto do final dos quarenta e cinco minutos, o Sporting alargou a vantagem na transformação de uma grande penalidade, depois de Sílvio ter cortado a bola com a mão. O capitão João Moutinho foi chamado a marcar e não desiludiu os adeptos leoninos que se encontram em Vila do Conde.