O Sporting venceu, este domingo, o V. Guimarães por 3-0 em partida a contar para a 30.ª jornada da I Liga. Pedro Gonçalves e Gyokeres, com um bis, apontaram os golos dos verdes e brancos.

Noite de domingo, e o Marquês de Pombal parece estar cada vez mais perto de Alvalade... Os leões selaram a 15.ª vitória em casa em 15 jogos, e caminham a passos largos para a conquista do campeonato nacional.

Já ‘cheira a título’! Mesmo sem uma exibição exuberante, tudo saiu bem. Tudo isto, claro está, fruto da confiança que só as vitórias trazem.

A equipa verde e banca apresentou-se em Alvalade na máxima força, e em relação à partida em Famalicão, Rúben Amorim mudou apenas uma pedra, com a entrada de St. Juste para o lugar do castigado Diomande.

Veja aqui o resumo da partida

Do lado do V. Guimarães, Álvaro Pacheco alterou seis jogadores em relação ao embate com o FC Porto. Entraram Bruno Varela, Tomás Ribeiro, Miguel Maga, André André, Adrian Butzke e Kaio Oliveira para os lugares de Charles, Jorge Fernandes, Bruno Gaspar, Nuno Santos, Jota Silva e Nélson Oliveira.

Futebol pouco rendilhado, mas com o Sporting a fazer o mais importante

A equipa leonina entrou em campo 'presa', lenta de processos e com futebol pouco fluído, tanto que o primeiro remate do jogo pertenceu ao Vitória. Pontapé de Kaio César, que não causou problemas a Franco Israel.

Com mais bola, os verdes e brancos sentiam dificuldades para esbater as linhas defensivas vitorianas e só à passagem do minuto 21 o Sporting criou a primeira verdadeira oportunidade de golo. Passe de Nuno Santos para Daniel Bragança, Geny recolheu a bola, disparou forte e acabou por ser Borevkovic a evitar o golo em cima da linha. Hjulmand num desvio de cabeça, também causou frisson, com o remate a passar ligeiramente por cima da baliza.

Estava dado o mote, e o golo apareceria à passagem dos 30 minutos.  Geny Catamo cruzou na direita, a bola acabou por sobrar para Pedro Gonçalves que disparou cruzado para o fundo da baliza.

O V. Guimarães não quis entregar os pontos e foi à procura do empate, mas como a 'boa' estrela normalmente protege quem vai na frente, seriam os leões a dilatar a vantagem ainda antes do intervalo. Lance, esse sim, bem construído por parte da equipa de Rúben Amorim. Hjulmand colocou a bola na área, Pote e Trincão combinaram bem e deixaram para a finalização certeira de Gyokeres. O sueco regressou aos golos, cinco jogos depois.

O mais difícil estava feito. Alvalade engalanava-se. A segunda parte abriu com mais um golo do sueco, o 24.º na I Liga. Pedro Gonçalves fez o passe, Trincão fez uma receção excelente, tocou em Gyokeres que só teve que empurrar.

O dianteiro sueco dos verdes e brancos voltava a estar em noite sim. Minutos mais tarde abriu o livro, com uma jogada em que passou por tudo e por todos, mas depois o remate saiu defeituoso.

Com a partida no 'bolso' os leões levantavam o pé. O Vitória até esteve próximo do golo numa jogada de Jota - entrou na segunda parte o internacional português - mas a direção do remate não foi a melhor. Edwards entrou do lado dos leões, e também quis deixar a sua marca. Ainda marcou um golo, anulado por fora de jogo, e minutos depois numa grande jogada trocou as voltas a um adversário e disparou com a bola a passar ao lado da baliza.

O Sporting assegurou o 15.º triunfo em Alvalade e precisa de vencer o Portimonense e o Chaves para fazer o pleno de triunfos em Alvalade. Para que os leões façam o 'xeque-mate' na corrida ao título, precisam de vencer os próximos dois jogos. Na próxima jornada, os verdes e brancos deslocam-se ao dragão para medir forças com o FC Porto.