"Só queríamos que o Mateus estivesse fora dos trabalhos da selecção cerca de 24 horas", disse Manuel Machado, na conferência de imprensa realizada no Estádio da Madeira, um dia depois de o avançado ter alinhado por Angola, em Vila Real de Santo António, num jogo particular com Malta (2-1).

Relativamente às afirmações do seleccionador de Angola, o português Manuel José, sobre a dispensa do avançado do Nacional, o técnico não quis entrar em polémicas, mas admitiu que esperava melhor cooperação dos angolanos, que defrontam os Camarões quarta-feira, em novo jogo particular. Tal como referiu "os compromissos de Angola são de carácter amistoso e o Mateus, ao serviço da selecção, ficou inoperante cerca de dois meses e tivemos de o reabilitar por uma lesão que contraiu na selecção".

O Nacional irá defrontar o Belenenses, em partida da sexta jornada da Liga de futebol, sem alguns dos jogadores titulares que estão ao serviço das respectivas selecções, como João Aurélio (Portugal sub-21), Mateus (Angola), Pecnik (Eslovénia), Tomasevic (Montenegro) e Halliche (Argélia), enquanto o médio brasileiro Luís Alberto vai cumprir o segundo jogo de castigo.

Apesar das contrariedades, Manuel Machado mantém a ambição de pontuar no Restelo, perante um adversário que considera mais forte do que na época passada.  "Temos vindo a recuperar, embora de forma ligeira, alguns pontos que, na minha contabilidade pessoal, estão em atraso", disse, acrescentando que a questão do resultado poder traduzir-se numa subida na tabela "é insignificante".

O treinador do Nacional considera ainda que o Belenenses apresenta-se como uma equipa mais equilibrada, elogiando o trabalho da equipa técnica liderada por João Carlos Pereira. "O seu técnico está a fazer um excelente trabalho, na medida em que tem uma mescla de experiência e de irreverência, pela introdução de jogadores jovens, casos de Manu, Fredy e Adu, mas tem também elementos já tarimbados nesta competição, como Beto, Nelson, Celestino e Zé Pedro".

O Nacional é sexto classificado e defronta o Belenenses (14.º), no encontro em atraso da sexta jornada da Liga de futebol, que será dirigido pelo árbitro Cosme Machado, de Braga.