O jovem técnico, de 31 anos, que deverá ser apresentado ainda hoje em Coimbra, trouxe para seu adjunto José Mário Rocha.

No apronto que realizou pela manhã, Villas Boas conheceu o plantel academista e trabalhou ainda com a estrutura que se mantinha, o ex-interino Zé Nando, Pedro Roma e os treinadores dos juniores Pejô e Filipe Silva.

Durante a apresentação oficial, a realizar na tarde de hoje, do novo timoneiro dos "estudantes", ficará a ser conhecida em definitivo a nova estrutura técnica da "Briosa".

O técnico português vai assinar um contrato válido para as próximas duas temporadas, até Junho de 2011, na condição de técnico principal, o que acontece pela primeira vez na sua carreira.

Neste primeiro treino, Villas Boas não pôde contar com os lesionados Cris, a contas com uma inflamação no tendão de Aquiles esquerdo, Amaury Bischoff, com uma contratura na face posterior da coxa esquerda, Luiz Nunes, devido a uma lombalgia, e Bruno Amaro, a recuperar de uma cirurgia ao tendão rotuliano do joelho direito.

André Villas Boas desempenhava funções de treinador-adjunto e observador no Inter de Milão, registando ainda passagens pelo FC Porto e Chelsea, sempre ao lado de José Mourinho.

"O êxito que Mourinho tem conquistado nos clubes por onde tem passado é muitas vezes ligado ao trabalho que Villas Boas tinha vindo a realizar na observação e análise de equipas, sendo de destacar o enorme reconhecimento que o agora treinador da Académica tem merecido", observa o site oficial da "Briosa".

O novo treinador da Académica torna-se assim no mais jovem treinador da Liga, mas também um dos mais novos na história da Académica.
André Villas Boas iguala Crispim, que se estreou em 1973/74 com a mesma idade. Mais jovens aparecem ainda 12 técnicos, porém a grande maioria nas décadas de 20, 30 e 40.

Nos últimos 40 anos, Villas Boas é apenas superado por João Maló (28 anos), Francisco Andrade (30) - ambos em 1968/1969 - e Vítor Manuel (28 anos) em 1980/81.

O novo treinador da "Briosa" será apresentado hoje, pelas 15:30, na sala de imprensa do Estádio Cidade de Coimbra. O treino previsto para a tarde foi, entretanto, cancelado.