A equipa insular entrou melhor no jogo com duas boas oportunidades para inaugurar o marcador, primeiro pelo esloveno Pecnik, que atirou por cima da barra, e, depois, pelo angolano Mateus, para boa defesa de Nuno Santos.

Contra a corrente do jogo, aos 09 minutos, a formação sadina beneficiou de uma grande penalidade, por derrube de Clebão a Hélder Barbosa, convertida por Keita.

Em desvantagem no marcador, os comandados de Manuel Machado mantiveram a toada ofensiva e, aos 12 minutos, Pecnik cabeçeou para uma espectacular defesa do guardião Nuno Santos.

Aos 23 minutos, o treinador nacionalista reforçou o ataque com a entrada de Edgar Costa em detrimento do lateral-direito Abdou, passando do 4-4-2 para um dinâmico 4-3-3, ante uma equipa sadina iminentemente defensiva, mas perigosa no contra-ataque.

O Nacional continuou a construir as melhores oportunidades, como aos 34 minutos, com um remate de Edgar Silva, após assistência de Rúben Micael, mas a falhar por pouco o alvo.

Perto do intervalo, a formação sadina, comandada por Manuel Fernandes, acercou-se com perigo da baliza de Bracalli, por Hélder Barbosa, mas o remate cruzado saiu ligeiramente ao lado.

Já nos descontos, e depois de um primeiro sinal de Pecnik, o esloveno bateu à segunda Nuno Santos, depois de um trabalho soberbo do criativo Rúben Micael.

Após o intervalo, o Nacional continuou mais dominador, criou diversas oportunidades de golo, mas Mateus e Edgar Silva não acertavam com a baliza de Nuno Santos.

Após um período de quebra na qualidade de jogo, muito pela forma destrutiva como o sector recuado sadino actuou, Manuel Machado lançou a cartada que viria a ser decisiva, colocando Anselmo no lugar do brasileiro Edgar Silva.

Aos 85 minutos, o antigo jogador do Estrela da Amadora, recebeu de Pecnik, rodopiou e rematou para o fundo das redes, conferindo a justiça no marcador, que apenas peca por escasso.

Depois do desaire frente ao Benfica, o Nacional voltou às vitórias na Liga, num registo positivo que pode ser determinante para a recepção dos insulares ao Atlético de Bilbau na Liga Europa, quinta-feira, no Estádio da Madeira.