Quatro anos e duas semanas depois de ter trocado os juniores pelo plantel principal, o antigo internacional português, que conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças como técnico dos "leões", preferiu abandonar o comando da equipa, "a bem do Sporting e dos jogadores", considerando que a decisão tem quatro meses de atraso.

Horas após ser conhecida a saída de Bento, e já depois da conferência de imprensa do treinador e do presidente "verde-e-branco", José Eduardo Bettencourt, foram também anunciados os abandonos de Ribeiro Telles e Barbosa, os "homens fortes" do futebol sportinguista.

"O Paulo Bento vai ficar 'forever' (para sempre) no coração dos sportinguistas. O meu respeito e gratidão eternos. Não sei se o Sporting de hoje e algumas pessoas no Sporting merecem ter o Paulo Bento", disse Bettencourt, sem esclarecer a quem se referia, adiantando que "never" (nunca) demitiria o técnico.

Para já, os próximos treinos serão liderados por Leonel Pontes e restante equipa técnica, que vai permanecer em funções até ao encontro de domingo, uma visita ao quarto classificado, Rio Ave, na 10.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

Em duas notas enviadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD do Sporting comunicou também as outras saídas da estrutura, sem adiantar os motivos.

Ribeiro Telles, um advogado de 53 anos, foi membro da administração da Sporting, SGPS e vice-presidente do clube de Alvalade ainda nos mandatos de Dias da Cunha.

Na SAD "leonina" desde 1999, Ribeiro Telles ascendeu à liderança da empresa dedicada ao futebol em 2001, mas renunciou ao cargo em 2003, com Bettencourt a suceder-lhe no posto.

Em 2006, já com Soares Franco à frente dos destinos do emblema de Alvalade, Ribeiro Telles voltou a liderar a SAD e foi aí que Pedro Barbosa, agora com 39 anos, foi designado como director-desportivo.

Barbosa, outro antigo internacional português que jogou ao lado de Paulo Bento no Vitória de Guimarães e no Sporting, actuou com a camisola dos "leões" entre 1995 e 2005.

O Sporting encontra-se no sétimo lugar da Liga portuguesa de futebol, a 12 pontos do líder Sporting de Braga, seguindo na quarta eliminatória da Taça de Portugal e com o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa quase assegurado.