"Há notícias na vida que pela sua dureza nos chocam, a morte de Robert Enke é, sem dúvida, uma delas. Nunca ninguém está preparado para enfrentar o desaparecimento físico de alguém com quem conviveu e de quem guarda boas memórias. Mas quando a tragédia atinge alguém com a idade de Robert Enke a frustração é ainda maior", lê-se numa mensagem de Luís Filipe Vieira, publicada no sítio oficial do clube da Luz na Internet.

Vieira, que foi responsável pela gestão do futebol profissional "encarnado" durante parte da passagem do guarda-redes pelo Benfica, endereçou ainda "uma palavra de sentida tristeza pelo desaparecimento" de Enke à respectiva família e a todos os que com ele conviveram.

Enke, com 32 anos, morreu numa passagem de nível de caminhos-de-ferro em Neustadtam Ruebenberge, na localidade de Eilvese, perto de Hannover.

O guardião internacional AA alemão oito vezes, nasceu a 24 de Setembro de 1977, em Jena, na então República Democrática da Alemanha, e ao longo da sua carreira representou Carl Zeiss Jena, Borussia de Moenchengladbach, Benfica, FC Barcelona, Fenerbahçe, Tenerife e Hannover 96, no qual alinhava desde 2004.