São dois jogos de enorme expectativa e sempre muito aguardados, mas o que os distingue é a disparidade de um futebol que ainda se vive para "dentro de portas" e um outro à escala global.

Sporting e Benfica tem a dimensão exacta aos olhos dos seus adeptos e seguidores, mas ainda muito longe de suscitar as emoções que um Barça-Real Madrid é capaz de provocar em Espanha e, sobretudo, fora dela.

É tudo uma questão de dimensão. No orçamento, nos plantéis, nos adeptos e na capacidade de se projectarem além fronteiras: nos tempos actuais vemos um Real Madrid idolatrado na Ásia e um Barça acarinhado na América do Sul.

Os números não enganam e espelham a capacidade que os dois maiores clubes de Espanha conseguem ter se comparados com as realidades de Benfica e Sporting, muito inferiores no seu poder aquisitivo e de influência no mercado de jogadores.

O sucesso de alguns internacionais do Benfica, na selecção do Brasil (Ramires e Luisão) e Argentina (Di Maria ou o regressado Aimar), e Sporting (Liedson, Moutinho ou Miguel Veloso) em Portugal, contrasta com o universo de estrelas do Real Madrid ou do FC Barcelona.

Jogadores como Messi, Iniesta, Xavi, Dani Alves, Ibrahimovic, Casillas, Cristiano Ronaldo, Benzema, Kaká ou Raul ilustram apenas um pouco da enorme qualidade de cada um dos plantéis, avaliados em muitos milhões de euros.

Só esta época Real Madrid e Barcelona gastaram mais de dez vezes (370 milhões de euros) o que Benfica e Sporting investiram em reforços para o futebol e o orçamento de cada um dos clubes espanhóis é cinco vezes superior aos portugueses.

Diferenças que ilustram o fosso que separa os dois jogos de futebol, numa projecção que em nada fica a dever à parte emotiva que em cada um deles se vive, mas que nos números separa o "derby" nacional de um "clássico" mundial.

- Gastos futebol SAD na última época:

Sporting: 60,1 milhões de euros

Benfica: 81,7 milhões de euros

Total: 141,8 ME

- Orçamento:

FC Barcelona: 402 milhões de euros

Real Madrid: 420 milhões de euros

Total: 822 ME

- Bilheteira:

Estádio Alvalade (50 466 lugares)

Lugares disponíveis: 47 000

Lotação perto de esgotar (faltam vender 8000 bilhetes)

Preço dos bilhetes: 10 a 45 euros

Camp Nou (98 787 lugares)

Lotação esgotada

Preço dos bilhetes: 75 a 225 euros

- Gastos em contratações:

Sporting: 3,65 milhões de euros

Benfica: 25,7 milhões de euros

Total: 29,35 ME

FC Barcelona: 117 milhões de euros

Real Madrid: 253 milhões de euros

Total: 370 ME