Para o atleta, de 29 anos, os jogadores devem encarar todos os jogos "com a máxima seriedade" e não é por jogarem com o FC Porto que vão "dar mais ênfase a este jogo e a esta semana".

Segundo João Alves, que falava em conferência de imprensa, "o objectivo passa por entrar com toda a força para vencer o FC Porto" e dar seguimento à série de bons resultados do Vitória de Guimarães.

As vitórias trouxeram "mais confiança" à equipa "e isso reflecte-se nos próprios jogadores, que têm demonstrado que estão à altura das exigências deste campeonato", considerou.

O jogador admitiu que a equipa não começou "muito bem" o campeonato, mas agora está a "fazer tudo por tudo para chegar o mais rápido possível aos lugares onde merece estar", ou seja, "qualificar o Vitória para a Liga Europa", tarefa que sabe "ser difícil, mas não impossível".

Para o médio, o que estava a faltar ao Vitória de Guimarães era "aquela confiança" que só os bons resultados trazem.

"Ganhávamos, perdíamos e agora temos uma série de quatro jogos sempre a ganhar, três deles fora de casa e um contra o Braga, o que nos traz muita confiança. Nota-se que a equipa está mais coesa, compacta, unida e queremos que isso volte a acontecer no jogo com o FC Porto", desejou.

Sobra equipa portista, considerou que "vale pelo seu todo, é uma equipa muito forte, é a campeã nacional".

"Vamos ter muitas dificuldades, mas acho que com esta confiança, aliada a bastante trabalho, vai ser muito difícil ao FC Porto ultrapassar o Vitória de Guimarães", disse.

João Alves termina contrato no final desta temporada, mas não quis afirmar se já recebeu alguma proposta de renovação: "É um dossier um bocado complicado, não quero abordar esse assunto, isso tem de ser feito internamente".

"Se desejo continuar? Sim, estou satisfeito neste clube, que me recebeu de braços abertos, as pessoas sabem aquilo que quero, mas neste momento estou centrado em ajudar a equipa a vencer e a dar seguimento a estes bons resultados", concluiu.

O Vitória de Guimarães é nono classificado com 13 pontos e vem de um triunfo fora ante o Olhanense (2-0), enquanto o FC Porto ocupa a terceira posição, com 23 pontos, e venceu domingo o Rio Ave, no Estádio do Dragão, pela margem mínima (2-1).

O jogo entre as duas equipas realiza-se sexta-feira, às 20:15, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.