Na primeira parte, o FC Porto começou mais agressivo e decidido a marcar primeiro. Já há muito que não se via a formação azul e branca com tanta atitude dentro de campo, pelos menos nestes primeiros quarenta e cinco minutos de partida. Por isso está à frente no marcador, ao intervalo, com golos de Varela e Falcao. A superioridade dos Dragões só foi derrubada no minuto 45, quando Andrezinho, de bola parada quase em cima da linha da grande área, enviou a bola para dentro da baliza de Helton.

Nos primeiros instantes aconteceram dois lances, a dividir os adeptos presentes no Estádio D. Afonso Henriques, primeiro favorável ao Guimarães e depois ao FC Porto com lances possíveis para grande penalidade mas o árbitro Jorge Sousa nada a assinalar, parecendo-lhe não haver motivo para marcar.

Varela está a ser o dono e senhor do corredor direito do relvado do Estádio D. Afonso Henriques. Antes do golo, ao minuto 12, o avançado e Falcao tinham protagonizado uma boa combinação com o colombiano a enviar a bola à trave de Nilson.

O FC Porto tanto ameaçou que conseguir marcar por intermédio de Varela, livrando-se de toda a defesa vimaranense e chutando com grande estilo para o fundo das redes do Vitória de Guimarães.

Ao minuto 30 os adeptos vimaranenses, presentes no estádio, respiraram de alívio quando Nilson negou o golo a Falcao, que tinha tudo para o fazer.

O colombiano não voltaria a falhar dois minutos depois, após o cruzamento de Raul Meireles, de bola parada, e o avançado portista a desviar para dentro da baliza do Vitória. É o oitavo golo de Falcao na I Liga.

O FC Porto não abrandou e logo depois do segundo golo, Belluschi rematou de forma soberba ao canto superior direito da baliza do Guimarães mas Nilson, sempre atento, negou o golo ao argentino.

O Guimarães tentava de tudo nos contra-ataques para reduzir a vantagem do FC Porto, mas foi de bola parada que Andrezinho consegui bater Helton, em cima do minuto quarenta e cinco.

Destaque para o médio argentino Belluschi que tem estado muito presente e com uma técnica milimétrica nos cruzamentos que acendem o rastilho do ataque azul e branco. Do lado da equipa da casa, Nuno Assis está, e continua a ser, o "patrão" e o criador do desenvolvimento de jogo vimaranense.