O torneio é uma organização da Casa de Moçambique e destina-se a homenagear Mário Coluna, moçambicano e antigo capitão da selecção portuguesa e do Benfica. Realizou-se pela primeira vez no ano passado em Portugal e devia acontecer este ano em Moçambique, como forma de homenagear desportistas moçambicanos e portugueses.

Mas, em declarações à agência Lusa, Enoque João, presidente da Casa de Moçambique, disse que, depois de “estar tudo confirmado” e de estar confirmada a presença de três equipas de futebol e duas selecções (não disse quais), o governo de Moçambique não deu o apoio institucional esperado.

“Sem apoio é escusado. Em 2010, o Troféu realiza-se em Portugal e no ano seguinte faremos na Guiné-Bissau. Regresso sexta-feira a Lisboa e vou falar com os patrocinadores portugueses”, disse Enoque João, esclarecendo que o pedido de apoio ao governo de Moçambique foi feito no início do ano e que este nunca respondeu.

“Devia estar a decorrer agora. O Troféu Mário Coluna vai deixar de existir definitivamente em Moçambique”, lamentou, acrescentando que além de diversos patrocínios e das equipas de futebol estavam já confirmadas as presenças de Eusébio e de “outras glórias” do futebol moçambicano.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.