Num jogo, nem sempre bem jogado, sobretudo pela inépcia de alguns jogadores do Marítimo, em nítida baixa de forma, como Bruno e Manú, valeu o rigor táctico dos comandados de Carlos Brito.

Os insulares até entraram bem no jogo, a pressionarem logo nos primeiros minutos, mas a verdade é que encontraram pela frente um Rio Ave bem organizado defensivamente.

Aos 16 minutos, Bruno assistiu o brasileiro Marcinho, mas o remate do médio ofensivo, saiu ligeiramente ao lado da baliza à guarda de Carlos.

Num lançe fortuito, aos 21 minutos, Gaspar acabou por ganhar um ressalto e rematar com alguma facilidade para o único golo da partida, quando até então, a sua equipa pouco tinha produzido em termos ofensivos.

A verdade é que, a partir desse momento, o Rio Ave passou a actuar de igual para igual, perante um Marítimo mais apático do que é habitual no seu reduto.

Aos 31 minutos, João Tomás trocou as vistas à defesa insular e em esforço rematou para uma soberba defesa do regressado Peçanha.

A pressão exercida ao meio campo pelos jogadores vilacondenses, impediu a transição dos maritimistas até ao último terço do terreno de jogo, ficando Baba e Djalma muitas vezes desapoiados na sua acção ofensiva.

O treinador do Marítimo, Mitchell Van der Gaag, foi obrigado a mexer na equipa aos 32 minutos, devido à lesão sofrida por Fernando, sendo substituído por Robson no eixo da defesa dos madeirenses.

Após o intervalo, o Marítimo surgiu mais afoito e dominador, mas sem conseguir a qualidade desejada para poder virar o marcador.

Aos 62 minutos, Baba foi pouco lesto quando conseguiu ultrapassar Gaspar na área, permitindo a intervenção de Carlos.

Apagado no jogo, o médio Bruno foi substituído aos 69 minutos pelo avançado Kléber, facto que fez a equipa nortenha recuar as suas linhas para a zona defensiva e anular a pretensão maritimista.

A estratégia de Carlos Brito resultou em pleno e a espaços, em contra-ataque, os vilacondenses conseguiam chegar à baliza de Peçanha, sem grande perigo é certo, mas a conseguirem segurar os três pontos que lhes permitiram ascender ao quinto lugar.