FC Porto

16-12-2009 09:59

Helton nunca perdeu com o Benfica

O guarda-redes brasileiro Helton, habitual titular do FC Porto, nunca perdeu em nove jogos contra o Benfica, mantendo a sua rede inviolada em quatro ocasiões contra os "encarnados", que encontra pela 10.ª vez no domingo.
Helton nunca perdeu com o Benfica

Por Sapo Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

Formado no Vasco da Gama, clube "carioca" no qual se sagrou campeão do Mundo de clubes, Helton veio para Portugal para jogar na União de Leiria na temporada 2002/03.

Contudo, o brasileiro apenas se estreou frente ao Benfica na temporada seguinte, somando dois empates frente aos "encarnados", o primeiro a três bolas em Leiria e depois um nulo na Luz.

O primeiro triunfo do guarda-redes de 31 anos sobre os "encarnados" surgiu na temporada seguinte, numa vitória caseira por 1-0 sobre o Benfica, à 11.ª jornada da temporada 2004/05.

Na temporada seguinte, Helton transferiu-se para o FC Porto, mas no primeiro ano foi suplente de Vítor Baía e não encontrou os "encarnados".

A estreia no "clássico" aconteceu a 28 de Novembro de 2006, no Estádio do Dragão, num encontro que o FC Porto venceu o Benfica, por 3-2, tendo na segunda volta os "dragões" empatado na Luz a uma bola.

Na época 2007/08, Helton não sofreu qualquer golo frente ao Benfica, uma vez que o FC Porto venceu por 1-0 fora e por 2-0 no Dragão.

Na última visita à Luz, Helton sofreu um golo do paraguaio Óscar Cardozo no empate na Luz (1-1) e outro do argelino Hassan Yebda no Dragão, num encontro que acabou com o mesmo resultado.

Frente ao Benfica, Helton conseguiu quatro triunfos e cinco empates, tendo sofrido oito golos.