Líder durante toda a primeira volta - era segundo à oitava ronda, mas com os mesmos 22 pontos do Benfica -, o conjunto comandado por Domingos Paciência procura regressar aos triunfos, após empates com Leixões (1-1 em Matosinhos) e na recepção à Naval 1.º de Maio (0-0).

Os “arsenalistas” só perderam uma vez (0-1 em Guimarães), mas contam apenas um triunfo nos últimos quatro jogos (2-0 à União de Leiria), série iniciada precisamente depois de terem recebido e batido o Benfica (2-0 à nona jornada).

A formação minhota (30 pontos) precisa de vencer para assegurar a manutenção na frente, sendo que o empate servirá, mas apenas se o clássico terminar também com uma igualdade.

Em caso de desaire, num reduto onde o Benfica venceu por 3-1 e o FC Porto empatou 1-1, o Sporting de Braga ficará, pela primeira vez esta época, em desvantagem pontual para outra equipa - as “águias” ou os “dragões”.

Nesse cenário, Benfica (30 pontos) e FC Porto (29) decidiriam domingo o novo líder, nas vésperas de Natal e Ano Novo - o campeonato só regressará, para a 15.ª e última ronda da primeira volta, no segundo fim-de-semana de Janeiro.

Se “encarnados” e “azuis e brancos” lutam pelo primeiro posto na 14.ª ronda, o Sporting, que segue no sétimo posto e em crise profunda, arrisca uma “arrepiante” queda para a... segunda metade da tabela.

Com apenas quatro triunfos e “míseros” 18 pontos - já perdeu 21 (seis empates e três derrotas) -, o “onze” agora comandado por Carlos Carvalhal pode, com um desaire na Figueira da Foz, tombar para o 10.º lugar.

Se perder sábado com a Naval 1.º de Maio (15 pontos), o Sporting será ultrapassado pelo conjunto liderado pelo seu ex-técnico Augusto Inácio e pode ainda perder posições para a União de Leiria (17) e o Vitória de Guimarães (16).

A formação de Lito Vidigal, moralizada pelo recente triunfo em Alvalade (1-0), recebe domingo um Belenenses em situação muito delicada, enquanto os minhotos, vencedores segunda-feira no Restelo (1-0), são anfitriões sábado do sensacional Rio Ave, quinto colocado (19 pontos).

Nos outros embates, destaque para o embate de “aflitos” entre Leixões e Olhanense, no que será último jogo do campeonato em 2009, segunda-feira, em Matosinhos.

Programa da 14.ª jornada:

- Sexta-feira (18 Dez):

Paços de Ferreira - Sporting de Braga, 20:15.

- Sábado (19 Dez):

Vitória de Guimarães - Rio Ave, 19:15.

Naval 1.º de Maio - Sporting, 21:15.

- Domingo (20 Dez):

Vitória de Setúbal - Marítimo, 16:00.

União de Leiria - Belenenses, 16:00.

Nacional - Académica, 16:00.

Benfica - FC Porto, 20:15.

- Segunda-feira (21 Dez):

Leixões - Olhanense, 20:15.