O clássico deste domingo não é excepção, ou não estivessem em campo vários futebolistas que vestiram a camisola do rival ou estiveram a um passo disso e apenas uma intromissão de última hora lhes desviou a rota.

Entre os que já passaram pelo outro lado da barricada, o caso mais polémico é o de Cristian Rodriguez. O extremo uruguaio brilhou na sua primeira época (2007/08) em Portugal ao serviço dos encarnados. Todavia, um longo processo negocial com o Benfica acabou por não chegar a bom porto e mesmo quando ainda existia esperança na Luz da sua continuidade, o jogador foi confirmado no FC Porto por sete milhões de euros. A ‘traição’ de Rodriguez continua bem viva na memória dos responsáveis encarnados.

Na posição inversa está César Peixoto. O esquerdino fez parte do plantel que conquistou tudo o que havia para conquistar pela mão de José Mourinho, mas sem deixar grande marca no Dragão. Fixou-se posteriormente no Sp. Braga, de onde veio esta época como um pedido expresso de Jorge Jesus.

Mais sintomático da rivalidade entre FC Porto e Benfica é a cobiça aos mesmos jogadores no período de transferências. Com efeito, o lateral uruguaio Alvaro Pereira, o médio argentino Prediguer e, sobretudo, o avançado colombiano Radamel Falcao estiveram muito perto de assinar pelos encarnados, mas os dragões foram mais lestos nas negociações e ganharam a corrida pelo trio sul-americano. E dos três, somente Prediguer tarda em confirmar o seu valor.

Já no Estádio da Luz o único jogador que fez as manchetes dos jornais com o interesse comum de águias e dragões foi o brasileiro Keirrison. O avançado ainda não demonstrou em Portugal o prestígio conquistado no seu país e que levou o Barcelona a investir 14 milhões de euros na sua aquisição. Aliás, circulam já os rumores de uma devolução prematura do jogador emprestado pelos catalães.

É por estes casos que o duelo entre Benfica e FC Porto não é apenas mais um jogo de futebol.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.