Os dois “grandes” de Lisboa têm-se mostrado muito activos na aquisição de novos jogadores e, até ao momento, gastaram, juntos, 16,8 milhões de euros, aproximando-se dos 18,1 gastos por todas as equipas das principais ligas da Europa: Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália, França, Holanda e Escócia.

Os “encarnados” despenderam 7,3 milhões nos brasileiros Alan Kardec (2,3), avançado ex-Vasco da Gama, Airton (3), médio ex-Flamengo, e Éder Luís (2), avançado ex-Atlético Mineiro.

Já os “leões” gastaram 9,66 milhões no avançado francês Sinama-Pongolle (6,5), que veio do Atlético de Madrid, no lateral direito João Pereira (3), ex-Sporting de Braga, e no moçambicano Mexer (160 mil euros), ex-Desportivo de Maputo.

À soma dos dois rivais lisboetas, juntam-se ainda os 50 mil euros pagos pelo líder Sporting de Braga para contratar o lateral direito Miguel Garcia, ex-Olhanense.

Observando as principais ligas do Velho Continente, conclui-se que apenas a Serie A italiana se aproxima da quantia gasta pelos clubes portugueses, tendo, até ao momento, 13,4 milhões de euros, repartidos por Fiorentina (9), Lazio (3) e AC Milan (1,4).

As ligas alemã (3,7 milhões), francesa (1) e escocesa (50 mil euros) completam a lista dos campeonatos que já gastaram dinheiro no chamado “mercado de Inverno”, enquanto as “abastadas” Inglaterra e Espanha continuam, curiosamente, a zeros, à semelhança da Holanda.

LIGA VALOR GASTO (em milhões de euros)

Portugal 17,5

Itália 13,4

Alemanha 3,7

França 1

Escócia 0,5

Espanha 0

Inglaterra 0

Holanda 0