Foi ao abrir do pano da segunda parte que o Benfica marcou. Num pontapé de canto executado por Carlos Martins e consequente passe de cabeça para trás de Cardozo que o “imperdoável” Saviola não falhou e fez o único golo para os encarnados.

A coesão da defesa e do ataque do Rio Ave, demonstrada ao longo da primeira parte do encontro, foi-se perdendo no diluir dos segundos 45 minutos, permitindo mais espaços abertos para o Benfica e respectivas oportunidades de golo.

Na segunda parte, o Benfica jogou melhor deixando para trás um Rio Ave nervoso e perdido em demasiados momentos do jogo, e só não alargou a vantagem devido à falta de eficácia nos lances decisivos do ataque.

Na primeira parte, destaque para o lance do minuto 30, onde Ramires, sozinho no lado direito, rematou cruzado e forte, depois de um passe de Cardozo. Valeu a atenção de Mora. Também minutos antes, o guardião do Rio Ave esteve atento ao parar um potente remate, fora da área, de Carlos Martins.

A equipa de Vila de Conde desperdiçou ainda uma oportunidade de ouro, já em cima dos 45 minutos, de livre indirecto,  não conseguindo fazer melhor que atrapalhar-se com a bola e nem sequer chegou a executá-lo. O livre indirecto deveu-se à falta cometida por Quim à porta da grande área.

No final, o marcador mostrou-se justo por tudo o que o Benfica fez na segunda parte. O Rio Ave perde pela primeira vez esta época em casa.

Na última jornada da primeira volta, o Benfica apanha o mesmo comboio do Braga, mas a formação comandada por Domingos Paciência permanece líder devido ao único confronto directo entre as equipas: vitória por 2-0 no Estádio AXA, em Braga. É o mesmo comboio mas a equipa minhota está instalada no lugar da frente.

Agora ambas equipas concentram-se na Taça da Liga e nos jogos de quarta-feira, onde o Rio Ave recebe o Nacional e o Benfica desloca-se a Guimarães, ambos do Grupo C.