A seis minutos dos 90, o Sporting conseguiu o tão almejado golo e respirou de alívio: no canto marcado por João Moutinho, que completou 150 jogos na Liga, Tonel de cabeça não falhou e deu a vitória ao Sporting. Além de sair de Alvalade, o Leixões terminou com 10 jogadores, por expulsão de Bruno Gallo, que viu o segundo amarelo.

Ainda no rescaldo de duas vitórias, uma para o campeonato outra para a Taça da Liga, no último domingo ante o “campeão de inverno”, o Sporting dominou todo o jogo, mas não mostrou dificuldades na materialização dessa superioridade, naquele que foi um dos encontros com a casa mais composta: 23 230 espectadores suportaram o frio intenso da noite em Lisboa.

Sem Miguel Veloso, castigado, Carlos Carvalhal lançou João Pereira, o primeiro reforço de inverno, para o lugar de Abel, e o montenegrino Vukcevic também voltou à titularidade. E o montenegrino foi, mesmo, o elemento mais mexido do ataque leonino, a criar boas oportunidades de golo para os seus colegas.

Mais acutilante no ataque que o Leixões, bastante resguardado na sua área defensiva, o Sporting continua a ter grandes dificuldades na concretização e em materializar essa superioridade.

Apenas ao minuto 31, uma jogada de perigo a assustar Diego. Vukcevic cruzou na esquerda, tenso, para a cabeça de Postiga, com a bola a passar ligeiramente ao lado das redes matosinhenses.

Aos 38 minutos, grande remate de Izmailov. À entrada da área, o russo rematou colocado, com a bola a centímetros da baliza.

À entrada para o segundo tempo, mais Sporting perante um Leixões a quem parecia satisfazer o empate. Os matosinhenses pouco trabalho deram a Rui Patrício, que teve uma noite “solitária”, estando concentrados na sua grande área, sofrendo a pressão do Sporting, que não desistia do golo.

As melhores oportunidades sobraram para Izmailov: aos 51, boa jogada de Grimi pela esquerda que dá para Vukcevic, como o montenegrino a atrasar para o russo, mas este atrapalhou-se. Aos 62 minutos, contra-ataque leonino, novamente Vukcevic para Izmailov, que não consegui superar Diego, com uma grande defesa.

Entre estes dois momentos, Carvalhal estreou Pongolle, para a saída de Postiga, que pouco de viu neste encontro. E a verdade é que o francês, segundo retorço dos leões, quase marcou. Ao minuto 69, a passe de Vukcevic, Pongolle entra na área á saída do guardião, mas Diego defende com o pé.

Mas só mesmo, ao minuto 84, os leões puderam festejar, quando Tonel cabeceou para as redes matosinhenses.