O FC Porto mostrou-se fresco e dotado de uma grande visão de jogo a partir do meio-campo até à frente do ataque, com grande destaque para o trio Varela, Belluschi e Falcao. Enquanto a União de Leiria debateu-se corajosamente para acompanhar o ritmo dos campeões nacionais.

O FC Porto marcou o primeiro golo aos dez minutos, por intermédio de Falcao, mas o fiscal de linha anulou o lance ao colombiano estar em posição fora-de-jogo.

O mesmo Radamel Falcao não voltou a desiludir o público portista presente no Estádio do Dragão quatro minutos depois. Após uma grande jogada individual de Varela e com a bola a sobrar para o remate de Belluschi, o goleador azul e branco só teve de direccionar a bola na recarga da “quase defesa” do guardião dos leirienses.

Mas a União de Leiria “congelou” o Dragão aos 30 minutos de jogo quando fez o golo do empate por intermédio de Diego Gaúcho. De bola parada, Ronny enviou cruzado a bola para grande área e Diego Gaúcho cabeceou a bola de forma perfeita para o fundo das redes da baliza defendido por Helton.

Mas foi também de cabeça que o FC Porto voltou a estar em vantagem e ninguém melhor que Bruno Alves para o fazer. Depois de um pontapé de canto batido por Raul Meireles, Bruno Alves voou para a bola saindo um disparo de cabeça que só terminou dentro da baliza da União.

A noite fria da cidade do Porto pedia mais golos, e no início da segunda parte chegou mais um, desta vez com a marca de Leiria. Aos 52 minutos, Ronny pontapeou forte a bola, fora da área, que acabou por embater num jogador do FC Porto e trair Helton que viu a bolar entrar, voltando ao empate.

Os Dragões não estavam satisfeitos com o resultado e depois de tantas insistências nos pontapés de canto, o terceiro golo chegou ao minuto 63, novamente pelos pés do colombiano Falcao. Primeiro existiu um cabeceamento de Rolando para defesa do guarda-redes do Leiria e como Farías não conseguiu fazer o que devia, coube ao colombiano colocar o FC Porto novamente em vantagem.

A equipa de Leiria viu ainda o seu guarda-redes ser expulso por este ter alegadamente tocado a bola com as mãos fora da área num lance com Falcao. Djuricic contestou a decisão do árbitro dizendo que a bola embateu contra a cara, até porque o guardião leiriense mostrava sinais de lesão no rosto.

Helton saiu também deste jogo como um dos heróis da noite depois de ter defendido uma grande penalidade já em cima dos noventa, evitando o pior cenário para os Dragões: um empate e a conquista de apenas um ponto.

Em suma, um FC Porto revigorado com bons momentos de futebol e como há muito tempo não se via.

Com esta vitória, os Dragões permanecem em terceiro, ao fim da primeira volta do campeonato, sempre com o Braga e o Benfica, primeiro e segundo classificado respectivamente, na mira.

Agora a equipa comandada por Jesualdo Ferreira concentra-se no jogo da próxima quarta-feira, frente à Académica de Coimbra, em encontro da segunda jornada da terceira fase do Grupo A da Taça da Liga.