No 10.º aniversário da Casa do FC Porto de Espinho, Pinto da Costa disse que o seu clube continuará a "jogar e a vencer contra tudo e contra todos" e pediu a Laurentino Dias uma investigação a esse "apito encarnado", em analogia ao "Apito Dourado", designação do processo sobre corrupção no futebol português.

"Pedir ao secretário de Estado que faça realmente um apito encarnado, um apito da cor que quiser, mas que vá apurar o que se passa em determinados campos do futebol português", disse.

Pinto da Costa recordou ter sido ilibado em todos os processos nos quais esteve envolvido no processo "Apito Dourado" e deixou no ar a possibilidade da existência de casos reais de corrupção no futebol português.

"Inventaram apitos dourados e tudo foi arquivado relativamente a mim. Voltaram a abrir os casos e fui de novo ilibado. Mas, se inventarem apitos de outras cores, não sei se depois de concluídos esses casos poderão outras pessoas falar como eu hoje aqui falo", avançou.

Pinto da Costa saudou ainda os homenageados da noite - Manuela Aguiar e Bruno Alves - e, sobre este último, disse esperar que o defesa central fique "para sempre" no FC Porto.

"Havemos de o ter por muito mais tempo e quando terminar a carreira ficará para sempre no FC Porto".