Depois de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da LPFP, ter revelado segunda-feira que a maioria das críticas às arbitragens "são justificadas" e significam que "houve desempenhos" que "não cumpriram com a missão de garantir imparcialidade no jogo", Carlos Esteves exigiu retracção e considerou "graves" essas declarações.

Em entrevista à Agência Lusa, o líder da LPFP, Hermínio Loureiro, disse ter ficado "insatisfeito" com as declarações de Carlos Esteves e até "surpreendido" com essa reacção do Conselho de Arbitragem da FPF.

"Não posso compreender. Temos procurado manter um relacionamento institucional irrepreensível com a FPF e o seu presidente Gilberto Madaíl tem salientado isso mesmo. Sempre que há problemas ou desacordos resolvemos tudo internamente", explicou.

Hermínio Loureiro disse que as declarações de Carlos Esteves foram "algo exageradas" e que quebraram uma "relação institucional que se quer a todos os níveis e não apenas na arbitragem".

"Mas, nos últimos tempos, com algumas alterações regulamentares, como o novo regime jurídico das federações, tem aparecido muita gente nervosa. Temos de manter a ponderação em todos os sectores", concluiu Hermínio Loureiro.