O presidente da CA da LPFP, Vítor Pereira, disse segunda-feira que a maioria das críticas às arbitragens "são justificadas" e significam que "houve desempenhos" que "não cumpriram com a missão de garantir imparcialidade no jogo".

Em entrevista à Agência Lusa, Hermínio Loureiro recordou o "trabalho notável de Vítor Pereira" na arbitragem portuguesa e disse que, hoje, o sector está "indiscutivelmente" mais bem preparado.

"Esse nível de exigência e procura da excelência por parte de Vítor Pereira fazem com que ele fique preocupado e insatisfeito, quando possam existir erros no decurso de um jogo de futebol. Enquadro essas declarações, tendo em conta a sua preocupação permanente com a melhoria do desempenho dos árbitros", disse hoje à Lusa Hermínio Loureiro.

O líder do organismo gestor do futebol profissional lembrou o "mérito, currículo e a forma de trabalho" de Vítor Pereira, "elogiado sempre pelas instâncias do futebol internacional" e sublinhou o apoio cada vez maior dado aos árbitros, factor principal "no alto nível de excelência pedido".

"A arbitragem está hoje melhor do que num passado recente e disso não há qualquer dúvida. E tudo isso é fruto de um trabalho de uma equipa liderada por Vítor Pereira, mas também porque os árbitros e os seus assistentes têm procurado atingir outros patamares".

Hermínio Loureiro disse que Vítor Pereira "é a personalidade de maior destaque" na arbitragem portuguesa e pediu para se enquadrarem bem as suas declarações, já que apenas assim é possível perceber a mensagem enviada pelo presidente da CA da LPFP.

"Não vejo razão para que Vítor Pereira não continue. Tem um passado que fala por si e uma vida dedicada à arbitragem. Há um investimento de três milhões de euros na arbitragem por época e criámos mais centros de treino, melhores condições logísticas e outros tipos de apoio, como psicológicos ou clínicos. Hoje, a arbitragem está melhor", garantiu Hermínio Loureiro.

O presidente da LPFP recusou-se, por fim, a comentar as suspensões impostas aos portistas Hulk e Sapunaru, devido aos incidentes no túnel do estádio da Luz.