Os bracarenses, comandantes oficiais da tabela, em virtude da vantagem no confronto directo com os "encarnados", não terão tarefa fácil, já que viajam domingo a Coimbra para defrontar a Académica, uma equipa que venceu os quatro últimos jogos em casa para o campeonato.

A formação “arsenalista” ainda só perdeu um encontro no campeonato (0-1 em Guimarães, à 10.ª ronda), mas ficou quarta-feira afastada das meias-finais da Taça da Liga, ao perder por 2-1 no reduto do “secundário” Trofense, isto depois de, a abrir a época, ter caído da Liga Europa.

Quanto ao Benfica, joga, pouco depois, num campo tradicionalmente exigente, o Estádio dos Barreiros, embora o Marítimo pareça estar a perder o "gás" da nova era do treinador holandês Mitchell van der Gaag, recebendo, sem o castigado Bruno, o clube da Luz depois de ter perdido os três últimos jogos, dois deles como anfitrião.

O conjunto “encarnado”, que já vai poder contar com o central brasileiro David Luiz (falhou o triunfo por 1-0 com o Rio Ave, em Vila do Conde, da ronda 15), também só perdeu uma vez (0-2 em Braga, à oitava jornada).

A quatro pontos dos dois primeiros, e depois do susto com a União de Leiria (nos descontos, Ronny falhou uma grande penalidade que faria o 3-3), o FC Porto volta a jogar no Dragão, agora para receber o Paços de Ferreira, sábado.

Como Sporting de Braga e Benfica, o “onze” portista, tetracampeão em título, ainda só cedeu dois pontos em casa (1-1 com o Belenenses), enquanto os “castores” somam mais triunfos fora (dois, com Belenenses e Vitória de Setúbal) do que como visitados (um, com o Nacional).

Após uma série negra de oito jogos em que apenas somou uma vitória, o Sporting, de Carlos Carvalhal, parece estar a reanimar e já vai no quarto jogo consecutivo a ganhar (entre campeonato e Taça da Liga).

O teste que se segue está marcado para sábado, em Alvalade, frente ao clube com quem partilha o quarto lugar, o Nacional.

A entrada na segunda volta proporciona também um embate entre dois dos três mais "aflitos". O Belenenses, que só ganhou um dos oito jogos no Restelo, recebe o "parceiro" na zona de despromoção, o Leixões, que conseguiu apenas um ponto fora de casa (dos 11 totais, os mesmos que os lisboetas).

Na primeira volta, a ronda inaugural do campeonato registou sete empates e apenas uma vitória, a que cedo lançou o Sporting de Braga (1-0 à Académica, com um golo do camaronês Meyong, aos 87 minutos) para a liderança.