Os algarvios materializaram com uma vitória um jogo excelente, em que exerceram domínio absoluto, mas pecaram na finalização, marcando apenas um golo, no início do segundo tempo, e atirando duas vezes aos “ferros”.

Com o triunfo, o Olhanense, que só tinha vencido uma vez para o campeonato (2-1 à Académica, a 13 de Setembro, na quarta jornada), afastou-se dos lugares de descida e subiu provisoriamente ao 13.º lugar, com 14 pontos, apenas menos um do que a Naval 1.º de Maio, 11.ª colocada.

À excepção dos minutos iniciais, em que os navalistas conseguiram impor algum equilíbrio, a primeira parte foi amplamente dominada pela equipa de Jorge Costa, que canalizou boa parte das suas acções ofensivas pelos flancos, com Paulo Sérgio em bom plano.

Tengarrinha, com um remate interceptado por Diego Ângelo, aos 17 minutos, e Ukra, que chegou atrasado a um centro de Paulo Sérgio, aos 24, criaram as principais ocasiões.

Aos 37 minutos, o Olhanense reclamou grande penalidade, num lance entre João Real e Ukra, mas o árbitro decidiu punir o extremo algarvio com cartão amarelo, por simulação.

Quatro minutos depois, Ukra provocou o grande lance de perigo dos “rubronegros” no primeiro tempo, num livre directo em que a bola “raspou” na barreira e embateu na trave.

Após o intervalo, os algarvios mantiveram a pressão constante, materializada em golo logo aos 51 minutos, com um “golaço” de Castro, num remate em jeito, de fora da área.

Mesmo em vantagem, a turma de Jorge Costa não “adormeceu” e continuou com o ascendente no jogo, estando perto de aumentar a diferença aos 62 minutos: Rabiola concluiu um bom trabalho individual na grande área com um “tiro” ao poste.

O ritmo de jogo foi diminuindo aos poucos, mas a Naval, que procurava o empate com mais intensidade, nunca conseguiu ultrapassar, até ao final do encontro, a barreira algarvia, que demonstrou forte segurança defensiva.

O único lance de perigo da equipa de Augusto Inácio no segundo tempo foi da autoria de Diego Ângelo, num livre directo, aos 82 minutos, ao qual Ventura correspondeu com uma excelente defesa.