A missão anunciava-se complicada para o Benfica. E a história da primeira parte seria muito diferente caso um desvio de David Luiz para a própria baliza, logo no primeiro minuto, não tivesse batido caprichosamente no poste e ressaltasse para fora.

Esse lance foi sintomático das dificuldades iniciais da equipa de Jorge Jesus. O Marítimo surgiu pressionante no encontro, querendo deixar para o passado as três derrotas consecutivas na Liga. Com rapidez nas transições ofensivas, os madeirenses, sustentados pelo tridente Manu-Baba-Pitbull, criaram vários problemas à defesa encarnada.

A reacção do Benfica a esse domínio começou por Ramires, aos 16’, que cabeceou por cima da baliza de Peçanha quando já estava na pequena área. No entanto, as dificuldades de desenvolvimento do ataque permaneciam inalteradas, com o meio-campo do Marítimo a vigiar fortemente os passos de Aimar.

Seria contra a corrente do jogo que o Benfica chegaria à vantagem. Saviola foi o suspeito do costume para desbloquear um jogo que se apresentava muito complicado para o clube da Luz. Na sequência de uma jogada de insistência, com tiros de Aimar e Cardozo, foi o paraguaio a aproveitar a defesa incompleta de Peçanha para fazer o cruzamento certeiro para a cabeça do argentino. ‘El Conejo’ saiu da toca ao segundo poste para marcar pelo sétimo desafio consecutivo.

Aos 32’, surge a primeira expulsão no Marítimo, com João Ferreira a mostrar o vermelho directo a Olberdam, alegadamente por palavras dirigidas ao árbitro.

Três minutos volvidos, Di María entra em cena com uma bela jogada para assistir Maxi Pereira para o segundo golo do Benfica. O lateral uruguaio apareceu na pequena área a desviar com eficácia para a baliza maritimista.

O Marítimo ainda tentou responder aos 40’, num remate de Baba para grande defesa de Quim, depois de uma jogada em que os verde-rubros protestaram por pretensa mão na bola de Maxi Pereira.

Com o Benfica já em controlo da partida, registou-se a segunda expulsão no Marítimo. Em tempo de descontos no primeiro tempo, Robson corta com a mão um remate de Cardozo. Acto contínuo, o juiz setubalense expulsa o defesa e assinala penálti, que ‘Tacuara’ aproveitou para quebrar o jejum de mais de um mês sem golos. E vão 15 para o paraguaio na Liga.

Num jogo que se afigurava bastante problemático, os encarnados espreitam agora a possibilidade de repetir os históricos 6-0 da época passada alcançados no ‘Caldeirão’.