Num requerimento dirigido ao presidente da LPFP, Hermínio Loureiro, a Administração da SAD "azul e branca" pede ao dirigente que "ordene a realização das diligências que entender necessárias para zelar pelo regular funcionamento da mesma e, na qualidade de Presidente da Comissão Executiva, para garantir a efectivação dos direitos dos associados".

No documento, a que a Agência Lusa teve acesso, o FC Porto lamenta não ter tido acesso ao processo, por, segundo o instrutor, terem sido "abundantemente publicadas na comunicação social notícias que indiciam claramente que os arguidos, ou a SAD que representam, não estão em condições de assegurar" a exigência de não divulgação do processo.

De acordo com a carta, o FC Porto recorda que examinar o processo "é um direito" que assiste aos dois jogadores.

"Não têm os arguidos de fundamentar sua pretensão, sendo óbvio que pretendem preparar a sua defesa, com a celeridade e consciência que este processo merece, tanto mais que aqueles estão suspensos, preventivamente, a aguardar o prosseguimento dos autos que, diga-se, já ultrapassaram todos os prazos regulamentares", lê-se.

Os "dragões" recordam ainda que foram "surpreendidos", a 12 de Janeiro, com as notícias de que os jogadores tinham sido alvo de novo processo disciplinar, embora só tenham sido notificados de tal no dia seguinte, às 21:26.

"Os arguidos ainda não praticaram qualquer infracção... Todavia, porque são manifestamente incapazes de evitarem praticar infracções, são paternalmente protegidos contra os seus próprios actos (futuros e incertos, note-se!)", considera a SAD do FC Porto.

O FC Porto lamenta ainda que "alguns jornalistas" já conheçam o teor dos elementos de prova que já chegaram à Liga, numa altura em que os processos ainda não são do conhecimento dos arguidos.

"Mas, aos arguidos - a quem deveria ser assegurado o exercício pleno dos seus direitos - é negado o acesso ao processo porque são incapazes e porque se pretende evitar um 'julgamento público'", lê-se.

Os "dragões" dizem ainda que é "inaceitável que se esteja a preparar neste processo aquilo que outrora se preparou: o anúncio público das punições do 'Apito Final' num jornal, um dia antes de os arguidos as conhecerem".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.